República do Pampa

quarta-feira, abril 14, 2021

 

Desde a época da Guerra dos Farrapos (1835-1845), o Rio Grande do Sul sempre cultivou o desejo separatista do restante do Brasil. Nos últimos anos tem crescido o movimento O Sul É O Meu País que defende a separação dos três estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a criação de um novo país.

 

Outro movimento separatista que existe no Rio Grande do Sul é o movimento que visa a criação do estado do Pampa. A ideia inicial para que esse nosso fosse criado foi proposta pelo político e jornalista gaúcho Irton Marx, em 18 de fevereiro de 1990.

 

Bandeira do estado do Pampa e região do mapa que formaria o novo estado


As mudanças no mapa do Brasil estão previstas na Constituição (Lei Complementar nº 20, de 1º de julho de 1974), que diz o seguinte: "os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar".

 

Precedentes e motivos

 

A ideia de se criar um estado independente no Rio Grande do Sul vem da época em que houve a Revolução Farroupilha, quando as províncias de São Pedro do Rio Grande do Sul e Santa Catarina formaram as repúblicas Rio-Grandense e Juliana, as quais nunca alcançaram emancipação legítima de fato.

 

 

A capital do estado do Pampa, se fosse criado, seria a cidade de Pelotas, que atualmente tem 340 mil habitantes, que fica na região sul do Rio Grande do Sul. Outras cidades gaúchas que fariam parte do novo estado seriam, por exemplo as cidades Rio Grande, Bagé, Santana do Livramento e Chuí.

 

As principais justificativas para a criação do estado do Pampa são características naturais da região, diferente das demais região do estado; recursos federais melhores distribuídos e maior desenvolvimento.

 

O Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.


Atualmente, o projeto da criação do estado do Pampa está parado no Congresso, porém nada impede que no futuro surgem novos estados ou que estados deixam de existir ou que eles sejam unificados. Isso depende da força política de cada região. 


Te aprochega e conheça o Movimento O Sul É O Meu País

 


APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments