Esporte Clube Internacional de Lages

sábado, fevereiro 25, 2017

O Esporte Clube Internacional, conhecido como Internacional de Lages ou Inter de Lages, é um clube de futebol profissional brasileiro da cidade de Lages, em Santa Catarina. Em 2015, o Inter de Lages retornou a Série A do Campeonato Catarinense e também disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.
Escudo do Leão Baio: Inter de Lages


História
O Internacional de Lages foi fundado no dia 13 de junho de 1949 por 12 jovens lageanos, alguns deles torcedores do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, o que ajuda a explicar o nome e as cores usadas pelo clube de Lages.  O Leão Baio é um dos mais tradicionais e longevos do futebol de Santa Catarina ainda em atividade.  Na primeira divisão do estadual, são 39 participações até hoje, sendo a mais recente nessa conta a edição de 2015. Ao todo, considerando também as temporadas do clube na segunda e terceira divisões do Campeonato Catarinense, foram 52 participações: além das 39 na primeira divisão, foram 9 temporadas na segunda divisão (em três diferentes momentos) e 4 na terceira.

Abatido por problemas financeiros, o Inter não entrou em campo em três momentos distintos de sua história: o intervalo 1996-1999, o ano de 2003 e o de 2009. Depois de um ano fora das disputas, o retorno às competições ocorreu em 2010, pela Divisão de Acesso (atual Série C) do estadual.  Em dezembro de 2012, após intensa campanha pública que pedia mudanças no clube, o Inter de Lages trocou seu comando. José Carlos Medeiros, o Brequinho, dirigente do clube por mais de duas décadas, deixou a presidência.

O eleito para ocupar o posto foi José Carlos Susin, o Zezé, campeão estadual pelo Inter de Lages como jogador em 1965. Zezé cumpriu seus dois anos de mandato, nos quais foi campeão da Divisão de Acesso, em 2013, e da Série B, em 2014, resultados que devolveram o clube à elite do estadual pela primeira vez em 13 anos.  Na sequência do mandato de Zezé, Cristopher Nunes foi eleito para comandar o clube.

Primeiros passos
Nos primeiros tempos, o time disputou partidas apenas em Lages e nos municípios próximos. Sua filiação à "Liga Serrana de Desportos" ocorreu 1950, ano de fundação da entidade - em 1974, a entidade mudou seu nome para "Liga Serrana de Futebol”. O Inter de Lages entrou na disputa pelo campeonato da cidade em 1951, em uma época em que os torneios municipais atraíam fortemente a atenção do público em todo o Estado. Nessa época, o Inter mediu forças com equipes como o "Cruzeiro Futebol Clube", além de "Aliados Futebol Clube" e "Lages Futebol Clube" - estes dois foram, respectivamente, o primeiro e o segundo times a representar Lages no campeonato estadual. A filiação do Inter de Lages à Federação Catarinense de Futebol ocorreu em 1957.

Troca de nomes
Antes de adotar o nome definitivo, o Inter de Lages foi fundado como "Esporte Clube Juvenil", em alusão à idade de seus criadores, todos na faixa dos 18 anos. Pouco tempo depois, mudaram o nome para "Esporte Clube Comerciário". Era uma estratégia para atrair a simpatia dos lojistas da cidade e, com isso, angariar recursos para a compra de bolas e material esportivo. Depois, os fundadores acharam que Comerciário não soava bem como nome de time de futebol e, pela terceira vez em dois meses, o nome foi alterado. Em 13 de junho de 1949, o Esporte Clube Internacional de Lages nasceu definitivamente.

"Inter genérico"

Em novembro de 1999, ex-dirigentes do Inter de Lages, então afastado havia quatro anos de competições oficiais em virtude de problemas financeiros, fundaram o "Sociedade Esportiva e Recreativa Internacional", ou "SER Internacional".  A nova equipe, que tinha as mesmas cores de seu antecessor, venceu o estadual catarinense da segunda divisão em 2000 e ficou na quinta colocação do torneio da primeira divisão de 2001. Entretanto, já no ano seguinte, o acúmulo de dívidas atrapalhou o "novo Inter" - chamado por críticos e adversários, ironicamente, de "Inter genérico" -, que acabou encerrando suas atividades.  A despeito de terem sido fundado em datas diferentes, Inter "velho" e "novo" são reconhecidos oficialmente como um só pelo Esporte Clube Internacional. Isso porque eles tiveram a mesma sede, um esteve em ação quando o outro estava afastado das competições e boa parte dos diretores de ambas as instituições era a mesma.

Fundadores
Aderbal Vicente Pereira
Adolfo Schmidt
Alberto Aleixo Rossi
Ariovaldo Nery Caon
Armindo João Araldi
Célio Schmidt Silva
César Ramos Koeche
Gercino Hoffer Lins
Luiz Leal Nunes
Nelson Hoffer Linss
Nilson Ramos Martins
Vantuil Sambaqui Moreira (primeiro presidente)
Principais conquistas
Profissionais
Campeonato Catarinense: 1965
Campeonato Catarinense Série B: 1990, 2000, 2014.
Campeonato Catarinense Série C: 2013
Vice-campeão Catarinense: 1964 e 1974
Vice-campeão Catarinense Série B: 1989
Vice-campeão da Copa Santa Catarina: 1992
Campeonato catarinense - Taça Dite Freitas - 1985
Campeonato catarinense - Torneio Oeste-Serra - 1965 1966 e 1969
Vice-campeonato - Torneio Oeste-Serra - 1977
Campeonato catarinense - Torneio da Zona Central - 1964 e 1965
Campeonato da Cidade de Lages - 1959 e 1960
Vice-campeonato de Lages - 1961

Divisões de base

Campeonato catarinense de juniores - 1983
Vice-campeonato catarinense de juniores - 1984
Campeonato catarinense de juniores - Divisão de Acesso - 2013
Campeonato catarinense de juvenis - Divisão de Acesso - 2013
Grandes campanhas
1964
Quinze anos após sua fundação, o Inter de Lages chegou à fase decisiva do campeonato catarinense pela primeira vez. Na final, o time perdeu o título para o Olímpico, de Blumenau. O resultado da partida, realizada em Blumenau no dia 25 de abril de 1965, foi de 3 x 1 para o adversário. Inter de Lages e Hercílio Luz de Tubarão terminaram o campeonato empatados, mas o Colorado lageano ficou com a segunda colocação por ter tido melhor campanha.

- Escalação da final: João Batista; Nicodemus, Aírton, De Paula e Carlinhos; Roberto e Dair; Puskas, Joca, Sérgio (Nininho) e Anacleto.

1965
A maior conquista do Inter de Lages foi o campeonato catarinense de 1965. O título foi obtido contra o Esporte Clube Metropol, de Criciúma, considerado a principal equipe do futebol de Santa Catarina na década de 60. O Internacional venceu a partida final, realizada em 27 de março de 1966, por 2 x 1, com dois gols de Anacleto. O jogador Nenê fez o gol do adversário.

- Escalação da final: João Batista; Antenor, Leoquídeo, Setembrino e Carlinhos; Dair e Almir; Zezé, Ricardo, Puskas e Anacleto. Técnico: Boanarges Ávila

1974
O resultado do campeonato catarinense de 1974 até hoje é contestado pelos colorados lageanos. A decisão contra o Figueirense, de Florianópolis, seria feita em uma série de jogos até que um time chegasse a quatro pontos. A primeira partida, realizada em Lages, acabou com empate por 0 x 0. A segunda, no campo do adversário, o Figueirense ganhou por 2 x 0 com pênalti contestado pelos colorados. Depois, segundo uma das versões sobre a decisão, o sorteio para a escolha do local do terceiro jogo teria sido manipulado para favorecer a equipe da capital catarinense: em um dos papéis do sorteio estava escrito "Florianópolis"; no outro, "capital". O Figueirense ganhou o terceiro jogo, realizado em 3 de fevereiro de 1975, por 4 x 2.

- Escalação da final: Luiz Fernando; Airton, Mario José e Eduardo; Victor Hugo, Gaspar e Luiz Carlos; Ademir, Parraga, Maneca e Zequinha. Técnico: Roberto Caramuru. Também participaram da campanha os jogadores Amaury, Genaldo, Ricardo, Darlan, Raulzinho, Maciel, Zeca e Birinha.

1991
O Internacional de Lages manteve a base da equipe que, no ano anterior, conquistou o campeonato da segunda divisão e levou o clube novamente para a divisão principal do futebol catarinense. À estratégia somou-se a contratação de Andrade, ex-jogador do Flamengo. Apenas dois anos antes ele havia sido campeão brasileiro com o Vasco da Gama e, ao chegar ao Inter de Lages, retornava ao Brasil após uma temporada no Roma, da Itália. O Inter de Lages foi eliminado na fase decisiva do torneio, mas, ainda assim, acabou o campeonato com um ponto a mais que o campeão daquele ano, o Criciúma.

- Escalação da equipe-base: Alceu; Moreira, Saulo, Léo e Catarina; Bin, Andrade e Edmilson; Zé Melo, Jones e Paulo Henrique. O time de 1992, ano em que o Colorado lageano foi vice-campeão da Copa Santa Catarina, permaneceu praticamente o mesmo: Alceu; Moreira, Clovis Giraia, Iltair e Catarina; Bin, Vitor e Tostão; Zé Melo, Jones e Paulo Henrique.

2013
Em uma temporada em que bateu recordes de público na Divisão de Acesso do Campeonato Catarinense, o Inter de Lages conquistou o título - e conseguiu deixar a terceira divisão do estadual depois de quatro anos de tentativas. Na final, em uma partida que teve 90 minutos regulamentares e mais 30 de prorrogação, o Inter de Lages derrotou o Blumenau por 3 a 1. O título garantiu ao clube lageano uma vaga na Série B do Campeonato Catarinense em 2014.

2015
O Inter de Lages voltou à elite do Campeonato Catarinense depois de 13 anos de ausência. Na temporada de retorno, Marcelinho Paraíba, Reinaldo e Fernando Henrique, jogadores com passagens de destaque por grandes clubes do Brasil e do exterior, lideraram a equipe na campanha que levou o Internacional à quarta colocação no campeonato. A campanha foi não apenas a melhor do clube no Campeonato Catarinense em 30 anos - e uma das cinco melhores da história do clube no estadual - como levou o Inter de volta às competições nacionais depois de 49 anos de ausência.

Competições nacionais
Taça Brasil
O Inter de Lages disputou a Taça Brasil de 1966. Entre 1959 e 1968, o torneio reuniu todo ano apenas os campeões estaduais da temporada anterior - uma fórmula, portanto, que, guardadas as proporções, pode ser comparada à da atual Copa do Brasil. Campeão catarinense de 1965, o time de Lages ganhou o direito de entrar em seu primeiro torneio nacional.

A disputa era regionalizada e em sistema eliminatório. O adversário do Colorado lageano foi o Ferroviário, clube que foi um dos embriões para o nascimento do Paraná Clube (surgido após sucessivas fusões entre clubes de Curitiba). A primeira partida foi realizada em Lages no dia 10 de julho de 1966 e terminou em empate por 3 a 3. Uma semana depois, em 17 de julho, em Curitiba, o Ferroviário derrotou o Internacional de Lages por 2 a 0. O campeão da Taça Brasil daquele ano foi o Cruzeiro e o vice, o Santos.

Brasileiro Série D
Em 2015, a quarta colocação no Campeonato Catarinense assegurou vaga ao Inter de Lages na Série D do Campeonato Brasileiro.  A competição marcou o retorno do clube às competições nacionais depois de 49 anos de ausência. Nenhum outro clube que disputou o Brasileiro em 2015 ficou tanto tempo esperando para retornar ao cenário nacional.

Estrutura
Estádio
O Internacional de Lages manda seus jogos no Estádio Vidal Ramos Júnior. O estádio já teve capacidade para 12 mil pessoas, mas, em 2015, sua capacidade foi reduzida para 7.620 espectadores. O Vidal Ramos Júnior pertence à prefeitura de Lages.

Centro de treinamento
Em maio de 2015, a Câmara de Vereadores de Lages aprovou o projeto de lei que prevê a doação de um terreno de 110 mil metros quadrados para que o Inter possa construir seu centro de treinamento próprio. O espaço será utilizado pelo clube tanto para as atividades da equipe principal quanto para a formação de atletas. O projeto de lei já foi sancionado pela prefeitura do município, e o clube trabalha agora na captação de recursos para iniciar as obras. O Internacional terá dois anos para começar a construção.

Vermelhão
Por mais de 40 anos, o Internacional de Lages teve como sede o espaço conhecido como "Vermelhão”. A construção da sede própria foi possível após a doação de um terreno de propriedade da prefeitura, na Rua Marechal Deodoro. O local foi cedido pela prefeitura em 28 de agosto de 1962 por um prazo de dez anos, mas passou definitivamente às mãos do clube com a assinatura da Lei nº 248, de 1º de setembro de 1965.

O Vermelhão ocupava uma área de 18,6 mil metros quadrados em terreno de boa localização, na zona limítrofe entre o centro da cidade e o bairro Copacabana. Ele chegou a servir como sede de alguns jogos do time, mas, por ficar ao lado do Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos, deixou de ser palco das partidas para ficar apenas como sede social do clube.

Em março de 2006, após anos de batalhas jurídicas e brigas de bastidores, o Internacional de Lages perdeu o direito de posse sobre a área. A Vara da Fazenda Pública da Comarca de Lages decretou que a sede do Internacional de Lages voltasse a fazer parte do patrimônio do município, deixando de ficar sob a tutela do clube. A decisão baseou-se no argumento de que o espaço estava abandonado e ganhou força com reiteradas tentativas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de penhorá-la para abater dívidas do Inter de Lages com a instituição. O clube não recorreu da decisão e hoje não tem sede própria.

Ao requerer a devolução do terreno, a prefeitura do município argumentou que pretendia construir no local sua nova sede. Em 2013 iniciou-se no terreno a construção da ampliação do Hospital Tereza Ramos.

A seleção ideal
Em 2001, a Associação de Veteranos Ex-profissionais de Lages (AVEP), presidida por José Carlos Susin, o Zezé, campeão estadual pelo Inter em 1965, elegeu, por meio de enquete, a seleção lageana de todos os tempos. O time montado pela eleição foi João Batista, Alves, Cedenir, Setembrino e Cláudio Radar; Bin, Ricardinho e Gaspar; Zé Melo, Jones e Marcus Lima.

Em 9 de dezembro de 2005, o jornal "O Momento", de Lages, publicou a seleção escolhida por Armindo Araldi, um dos fundadores do Internacional de Lages. O time escalado pelo colorado lageano pioneiro foi Luiz Fernando (goleiro, 74), João Carlos (lateral-direito, 74), Pedrinho (zagueiro central, 58), Setembrino (quarto-zagueiro, 65) e Eduardo (lateral-esquerdo, 74); Esnel (volante, 50), Hamilton (meia, 54) e Gaspar (meia 74); Zezé (ponta-direita, 65), Abílio (centroavante, 65) e Osvaldo (ponta-esquerda, 64). Também foram citados com destaque Puskas (atacante, 65), Ninho (centroavante, 64), Tonho (atacante, 76), Bin (volante, 77) e Ricardinho (meia 65). Treinador: Boanerges Ávila (campeão em 65).

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments