Grupo Yangos

sexta-feira, março 29, 2019


Yangos é um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira. Formado pelos músicos César Casara, Cristiano Klein, Rafael Scopel e Tomás Savaris, Yangos faz da união do piano, percussão, acordeon e violão um encontro potente, adicionando pitadas jazzísticas a milongas, chamamés e chacareras.



Formada em 2005, na Serra Gaúcha, Yangos segue com mesmo formação e atuação ininterrupta nesses mais de 12 anos de carreira. Nesse período a banda soma 4 discos e um DVD. Em 2009, nasceu o primeiro álbum, Tangos y Milongas. Mais tarde, com o lançamento de Às Pampas (2013), a banda afirmou seu lugar de diálogo entre o tradicional e contemporâneo, com um disco que é um verdadeiro passeio musical pelo sul latino-americano. Pampa: Pátria de Todos, CD e DVD, gravado em 2013, e lançado em 2016 em parceria com o cantor argentino Dante Ramon Ledesma, foi aclamado pelo público gaúcho, e recebeu uma premiação e três indicações ao do Prêmio Açorianos de Música (Rio Grande do Sul).

O quarto álbum da banda, lançado em 2017, Chamamé, foi indicado ao mais importante prêmio da música latina, o Grammy Latino. O disco contou com a produção musical do grande maestro do violão pampeano, o argentino Lúcio Yanel. Gravado na Serra Gaúcha, sul do Brasil, “Chamamé” foi realizado de maneira independente e contou com o apoio de fãs através de financiamento coletivo.

A indicação ao Grammy Latino representa um novo passo na carreira do quarteto, que vem consolidando seu trabalho como referência da música instrumental feita no sul do Brasil. Para 2018, a banda prepara seu quinto álbum com o apoio do Natura Musical. “Brasil, Sim Senhor!” é o nome do disco que a banda pretende inserir no mapa da música brasileira.

Yangos segue em movimento, envolvidos pelo hibridismo de ritmos sul-americanos com a adição de pitadas jazzísticas, fazendo música para as pessoas e potencializando a diversidade sonora do Brasil.  

Te aprochega e confira o clipe da música "Gaita ou Sanfona" do Grupo Yangos gravado em Lisboa, Portugal:


APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments