Chimarrão: aprecie com moderação

quarta-feira, junho 15, 2016


Essa semana eu postei aqui no blog uma matéria sobre os benefícios da erva-mate. Pois nessa quarta-feira (15) a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um estudo sobre o consumo do chimarrão e de outras bebidas quentes com desenvolvimento de câncer no esôfago.

O estudo - publicado na revista científica The Lancet Oncolgy - mostra que consumir bebidas com temperatura acima de 70 graus pode causar aumento das células cancerígenas se a pessoa consumir bebidas como café, chá, chimarrão e outras bebidas muito quentes.

O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura, não a bebida em si, que parece ser a causa – disse Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), ao apresentar o estudo realizado por um comitê de 23 especialistas.

Para a bebida ser considerada “muito quente” ela precisa está com temperatura acima de 65 graus, segundo a IARC, quando consumida. O estudo foi feito na China, Irã, Turquia e nos países da América do Sul como Argentina, Paraguai, Uruguai e o Brasil. Nesses foi em relação ao consumo do mate.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre homens e o 13º entre as mulheres. Segundo o órgão, a estimativa é de que o país registre mais de 10 mil novos casos da doença em 2016. No último levantamento feito pelo Inca, 7.930 pessoas morreram devido ao câncer de esôfago em 2013.

De acordo com o Instituto Escola do Chimarrão do Rio Grande do Sul, a água para o mate não pode passar de 70 graus. Quando é transportada para a térmica, a temperatura já deve estar em torno de 55 graus.

Você meu amigo, que gosta de um bom chimarrão, beba com moderação. É preciso saber encontrar a temperatura certa. Você não precisa tomar um chimarrão com água de “pelar porco”. Mas não precisa tornar um chimarrão de água frio como se toma o tererê.

Continue tomando o seu chimarrão, pois essa bebida é a marca do gaúcho e da nossa tradição. Na vida tudo tem sempre o bônus e ônus. Tomar um bom chimarrão tem suas vantagens, mas como diz o título dessa postagem: Aprecie com moderação.

Com informações da AFP


Fonte: Blog da Keltryn

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments