Gineteada

quinta-feira, setembro 17, 2015


A gineteada é um tipo de esporte antigo, onde a pessoa fica no lombo de um cavalo “xucro”, que tenha sido mal domado. A gineteada é a demonstração da lida da doma gaúcha junto com a habilidade do peão campeiro. Geralmente, as gineteadas gaúchas, argentina e uruguaia são feitas com cavalos, representando o modo de vida dos antepassados.




Para se obter êxito nesse esporte, é preciso contar com técnicas, entre elas, ter bastante força nas pernas e muita concentração para garantir o equilíbrio ao lombo do cavalo.


Na gineteada em pelo, o montador deve permanecer sobre o cavalo durante oito segundos, no mínimo, para conseguir ganhar nota. Aqui, o tento é preso ao pescoço do cavalo e a espora usada deve ter pelo menos 8 dentes, não podendo a mesma ser travada nem campanada.


Já o ginete em basto aberto se caracteriza por permitir uma apresentação, digamos, teatral, do cavalo. Isso pois sua boca é atada, o levando a um estado de ânimo que o faz corcovear, dificultando a montaria e, por consequência, alimentando a fome por aventura do público sedento.


Quem assiste se empolga mesmo. Pra quem monta, entretanto, essa modalidade não exige tanto equilíbrio quanto a de pelo? prova disso são os acidentes, bem menos comuns nesse último tipo de montaria.


Ainda nessa gineteada, o peão deve permanecer por, no mínimo, doze segundos em cima do animal. Mas isso só com o apoio de uma das mãos: enquanto uma mão segura a rédea, a outra fica levantada.


Por fim, há a gurupa sureña, que também exige esporas com mais de oito dentes e botas garrão de potro.


Nessa modalidade, um travesseiro de lã de ovelha (que leva o nome de gurupa) é colocado com uma fincha no peito do cavalo e o montador tenta permanecer sobre o cavalo por, no mínimo, 10 segundos, também domando-o com apenas uma das mãos.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments