Espedito Abrahão & Os Campeiros

segunda-feira, novembro 02, 2020

 

Espedito Abrahão é um artista gaúcho e brasileiro, radicado na cidade de Caxias do Sul/RS há mais de 30 anos. Cantor, músico e compositor, lidera o conjunto Os Campeiros desde a sua fundação, em 1991. Ao longo da carreira, já lançou oito CDs e um DVD ao vivo e vem se apresentando nos principais eventos da região sul do país.

 

Sempre primando por letras e melodias de qualidade, tem o ideal de deixar um legado para as gerações vindouras, levando aos palcos da vida a mais pura energia positiva, valorizando os fãs como verdadeiros amigos.

 

Os Campeiros

 

Entre os anos de 1991 e 1994, despontou dentre os conjuntos de grande sucesso no sul do país, apresentando-se com frequência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 




O primeiro CD, intitulado “Um Toque Campeiro”, foi então lançado pela gravadora ACIT, sendo eleito pela crítica o melhor álbum daquele ano de 1995. Desse trabalho destacaram-se dois grandes sucessos da música gaúcha: “Fim de Semana Tem Rodeio” e “Sentimentos”.

 

Com o prestígio conquistado, o grupo incrementou sua agenda, passando a realizar apresentações nas maiores cidades da região sul do país.

 

Sempre primando pela qualidade musical, o grupo, ainda em 1999, passou a compor e preparar um novo álbum, o qual foi concluído e lançado no ano de 2001, com o título “Como é Bom Voltar”.

 

Esse trabalho consolidou a marca OS CAMPEIROS, reforçando o estilo próprio e característico da música sul brasileira.

 

Após um longo período de turnês por diversas regiões do sul do país e interior de São Paulo, foi preparado para o ano de 2008 o lançamento do terceiro trabalho, “Pura energia”. O título do CD trouxe em seu sentido aquilo que mais se procura passar ao público: alegria, autenticidade e energia positiva.

 

Motivo de grande honra e fruto da inspiração divina, quase todas as músicas são compostas pelo próprio grupo, com forte participação do cantor Espedito Abrahão.

 

Ao longo da carreira, já dividiu o palco com alguns dos mais expressivos nomes da música brasileira, destacando-se Milionário & José Rico, Fala Mansa, Gilberto e Gilmar, Gaúcho da Fronteira e Sérgio Reis.

 

Um dos momentos de grande glória para o grupo aconteceu em fevereiro de 2010, quando foi convidado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para inaugurar a (até então) maior Arena coberta do Brasil, que foi erguida no Parque Nacional da Festa da Uva, tendo o privilégio de, naquela ocasião, ser o primeiro artista a subir no palco montado para o evento.

 

Seguidamente convidado para participar de programas de rádio, para falar do seu trabalho e da cultura regional, já participou também, por inúmeras vezes, de programas na TV, dentre eles: Galpão Crioulo e Jornal do Almoço da RBS TV, Coisas do Sul do SBT, Galpão Nativo da TVE, Querência do Canal 14, Terra da UCS TV, Cena Aberta da TV Câmara, Bailanta da TV Pampa e Vida no Sul da TV Aparecida (alguns programas podem ser vistos no site youtube.com).

 

No início do ano de 2009, iniciaram-se os preparativos para um novo trabalho, visando comemorar os 18 anos de história do grupo, contendo 10 grandes sucessos da carreira, os quais foram regravados com “novas roupagens”.

 

O lançamento ocorreu no segundo semestre de 2010, com destaque para a música “Campeiro de Sangue”, que iniciou o ano de 2011 no TOP 10 das principais rádios do ramo. 

 

No ano de 2012 foi lançado um novo trabalho, dessa vez de inéditas. O CD “Eterno Campeiro” veio pelo selo da Gravadora Vozes. Gravado, mixado e masterizado na Noise Produtora de Áudio de Farroupilha, é um trabalho que contou com 10 faixas, incluindo a regravação de dois clássicos da música gaúcha: “Pampa na Garupa” e “Balseiros do Rio Uruguai”. Tiveram destaque nesse trabalho as músicas “Eterno Campeiro”, “Gaúcho e Brasileiro” e “Mascate de Campanha”, esta que teve a participação mais do que especial do artista gaúcho Paulinho Mixaria.

 

Em 2013, mais um CD de inéditas foi lançado. Intitulado “Um Canto Terrunho”, contou com participações especiais de artistas como Gildinho e Vanclei (Os Monarcas), Everson Maré e Cândido Mendes Junior (Os Serranos), dentre outros.

 

Em 2014 lançou seu 1° DVD e CD, intitulado “Música Sul Brasileira Ao Vivo”. Gravado em Caxias do Sul, no UCS Teatro, e em Bento Gonçalves, no galpão do tradicionalista Omair Ribeiro Trindade, conta com as participações especiais de Iedo Silva (ex-integrante do conjunto Os Farrapos) e Valdir Verona (um dos maiores representantes da viola no sul do Brasil).

 

Sempre buscando a inovação, o cantor, músico e compositor Espedito Abrahão objetiva com o novo disco promover a Música Sul Brasileira como conceito evolutivo da música regional gaúcha, buscando abordar a temática das composições em um linguajar de maior compreensão para o público eminentemente urbano dos dias atuais, sem se esquecer das composições terrunhas que sempre estiveram presentes em seus álbuns.

 

O CD mais recente, "Rumo do Coração", foi gravado no verão de 2017 nos estúdios da ACIT. São 12 faixas, mesclando ritmos típicos do sul com abordagens a expressões musicais das outras regiões do país, além de algumas participações especiais e outras surpresas.

 

E além da repaginada na estética musical, a fotografia do disco também está surpreendente, com um visual mais despojado.

 

Ao longo dessa trajetória, Espedito Abrahão & Os Campeiros vêm trilhando uma intensa carreira artística, levando aos palcos da vida a pura energia positiva da música sul brasileira, com o ideal de deixar um legado para as gerações vindouras.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments