Vacaria no cinema – filme Pára Pedro com José Mendes

quarta-feira, abril 08, 2020

Em 1969, Vacaria parou para receber os holofotes do cinema. Sim, muitas pessoas não sabem, mas José Mendes prestou essa homenagem aos vacarianos.

Sob a direção de Pereira Dias e com a participação da atriz Leonora Côrte-Real e do ator Dimas Costa, o filme Pára Pedro lotou as sessões de cinema em todo o Rio Grande do Sul.



José Mendes, um dos maiores cantores gauchescos do século XX, nasceu em Machadinho e foi morador de Vacaria quando prestou serviço militar na cidade. O cantor não imaginava que Vacaria seria cenário de um de seus filmes de maior sucesso.

Segundo relatos da época, as pessoas faziam fila nos cinemas de Vacaria para assistir o tão esperado longa gravado na cidade
O filme contou com a participação de diversos moradores e contou com cenas gravadas na rua Dr. Flores e na rua Ramiro Barcelos / Antiga "Rua do Vinagre". Na ocasião, a antiga casa de Firmino Branco, localizada na rua Franciosi, também foi alvo das câmeras, localidade existente até os dias de hoje.

O filme pode ser visto facilmente pela internet, no YouTube e com certeza irá arrancar muitas risadas dos telespectadores, pois se trata de uma comédia rica em detalhes culturais e de época, vale a pena conferir.


Clique aqui para acessar o link do filme Pára Pedro no YouTube



Clique aqui e confira a biografia de José Mendes

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments