Patronagem do CTG Porteira do Rio Grande conta detalhes sobre os preparativos para o próximo Rodeio de Vacaria

sexta-feira, julho 05, 2019


No próximo sábado, dia 20, acontece o baile de lançamento do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, que será realizado de 1º a 9 de fevereiro de 2020. Conversamos com o Patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Elvio Guagnini Rossi, e também com o patrão da parte campeira, Jeferson Camargo que revelam detalhes sobre os preparativos da nossa grande festa.

Te aprochega e confira:


Como estão os preparativos para o baile do próximo sábado?


Elvio Guagnini Rossi: O baile de lançamento do cartaz, da música e o próprio Rodeio em si será no dia 20 de julho acontece na sede do CTG Porteira do Rio Grande. Neste dia, também estaremos comemorando os 64 anos da entidade que faz aniversário no dia 23 de julho. Vamos antecipar aproveitando o sábado e fazer uma festa tradicionalista muito bonita aqui na sede da entidade.


Quem vai animar o baile e quem serão os artistas convidados?


Elvio: O conjunto que vai tocar o baile é Os Vacarianos, pois temos esta ideia de valorizar os artistas de nossa cidade. Teremos, também, como convidados como André Teixeira, Marcelo Oliveira, Ricardo Comasseto, Capitão Faustino, Luísa Barbosa e o grupo Quarteto Coração de Potro.


Como foi o processo de escolha do cartaz e da música?


Elvio: O cartaz foi montado pela equipe da patronagem, também valorizando o artista local para fazer este trabalho dando segmento aos cartazes anteriores. A música foi feita pelo compositor daqui de Vacaria, Rafael Ferreira, o Trambeio e terá a interpretação do grupo Quarteto Coração de Potro. É uma música bem gaúcha.



Patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Elvio Guagnini Rossi e o patrão da campeira Jeferson Camargo. Foto: Assessoria de Comunicação do CTG.



Quais serão os próximos passos após o lançamento oficial do rodeio?


Elvio: Para o presidente Jair Bolsonaro já enviamos o convite, assim como o vice-presidente da república Hamilton Mourão. Vamos tentar uma visita ao governador Eduardo Leite agora no segundo semestre para fazermos o convite. Quando termina uma edição do Rodeio de Vacaria, já começa os preparativos para a próxima. Estamos trabalhando forte na questão de divulgação e também na melhoria do Parque Nicanor Kramer da Luz. O parque é muito grande e serão feitas reformas na infraestrutura, sendo que as obras já começaram para proporcionar um melhor bem-estar aos visitantes que vem a Vacaria e também à comunidade local que sempre prestigia o rodeio.


Como está sendo feita a captação dos recursos do poder público e da iniciativa privada?


Elvio: A questão de recursos que vem dos governos federal e estadual estão escassos devido a todos os problemas que está tendo na política atualmente, mas o CTG tem na Lei Rounet aprovada para captar recursos, além de várias empresas de Vacaria que estão ajudando nesta questão. Esta verba é bem direcionada, sendo usada apenas na parte artística. Não podemos usar estas verbas para infraestrutura ou na parte campeira. Também existem empresas de fora da cidade que estão ajudando a fazer a festa.


Como está a organização dos shows da Concha Acústica e dos bailes do Circão de Lona?


Elvio: Os shows da Concha Acústica são a cargo do CTG Porteira do Rio Grande, sendo que a grade já está montada com os melhores artistas da música gaúcha. Não vamos nos precipitar para divulgar a grade de shows, mas pode ter certeza que os artistas que não podem faltar no Rodeio de Vacaria estarão presentes. A parte dos bailes ainda não está definida ainda, vamos definir nos próximos dias quem vai organizar os bailes.

Quais as comitivas já confirmaram presença no rodeio?

Elvio: Todos os estados que geralmente estão presentes no Rodeio de Vacaria já confirmaram presença. Neste rodeio teremos como novidade a comitiva que vem do estado do Pará. E claro as comitivas de outros estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rondônia e também comitivas vindas do Uruguai, Argentina, Paraguai todas já confirmaram presenças.


Qual é a expectativa para o próximo rodeio na questão de visitantes?


Elvio: Estamos prevendo um bom público que virá prestigiar o rodeio. Um rodeio faz o convite para a edição seguinte. Tem muita gente que quer vim conhecer o rodeio, além daqueles que sempre estão presentes, tendo pessoas que faz mais de 40 anos que vem a Vacaria por causa do rodeio e nunca perdem uma edição. Essas pessoas são a maior propaganda que o rodeio tem, e cada vez trazem novos visitantes e participantes. Eles falam que o Rodeio de Vacaria é ainda um dos únicos rodeios realmente cultua a tradição gaúcha pura e continua conservando sem muito modismo e alterações na cultura. Para as pessoas que estão se programando para virem pode vim que terão a certeza serão bem recebidas e que se sintam realmente em casa.



Entrevista com o Patrão da Campeira do CTG Porteira do Rio Grande, Jeferson Camargo



Qual é o cronograma de inscrições para as provas campeiras?


Jeferson Camargo: A programação para as provas de tiro de laço já estão 80% organizadas. Assim que concluímos esta etapa abriremos no site do CTG as inscrições de todas as modalidades campeiras, sendo apenas feitas pela internet. Os concorrentes podem se inscrever antecipadamente para chegar ao Rodeio já com as inscrições feitas e pagas. A gineteada também nós vamos abrir inscrições apenas via internet.


Existe algum estudo para evitar que os horários do laço gineteada não coincidam?


Jeferson: Estamos estudando as modalidades para adequar os dias para cada prova para evitar o conflito de horários. O problema do atraso é devido ao alto nível e do número dos competidores do tiro de laço no Rodeio de Vacaria. Não conseguimos sempre cumprir o horário previsto na programação, mas estamos tendo de adequar os horários na forma possível.


Como está sendo foi o processo de locação dos terrenos da campeira?


Jeferson: Já foi aberta a primeira etapa de locação sendo encerradas no dia 14 de junho. Foi entrado em contato com quem já alugou terreno no rodeio passado para ver se tinham interesse em renovar a locação dos terrenos para esta edição. A maioria do pessoal renovou a locação. Estamos fazendo a conferência das planilhas quadra por quadra do acampamento para ver os terrenos que ainda sobraram no parque e vamos abrir em breve a locação para que tiver interesse de acampar no rodeio.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments