Antenor Bossardi receberá o troféu Candeeiro Farrapo

terça-feira, julho 09, 2019


A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (8), a entrega do troféu Candeeiro Farrapo ao músico Antenor Seco Bossardi, por se destacar na defesa, divulgação, propagação e culto da Tradição Farroupilha. A honraria será oferecida ao homenageado durante Sessão Solene alusiva à Semana Farroupilha.

Antenor Bossardi. Foto: Facebook


Antenor Seco Bossardi, filho de Ermelino Bossardi e Rosalina Seco, nasceu no dia 28 de agosto de 1949, no 8º distrito de Vacaria-RS, hoje emancipado e denominado Monte Alegre dos Campos.  Iniciou sua carreira como músico com 17 anos de idade, lançando um disco compacto em Porto Alegre. A canção Borboleta no Jardim seguia o ritmo da Jovem Guarda, sucesso da época.


Logo após, no final da década de 60, Antenor foi convidado para tocar e cantar com o músico Deoroci Silveira, com quem formou por dois anos a dupla Os Vacarianos.

Troféu Candeeiro Farrapo. Foto: Crystal Fotos


Em 1978, junto com os amigos: Linenso, Adão Matos e Hélio Petry fundei o Grupo “Os Qüeras”. Gravou o LP “Rodeio de Emoções”, em 2000 o CD “Me Chama que eu Vou” e neste ano de 2019 lançou o CD “40 anos”.

Grupo Os Qüeras. Foto: Divulgação/Os Qüeras



Os Qüeras levam Vacaria no nome do grupo por onde passam pois também são chamados de Os Qüeras da Vacaria, pois em suas gravações sempre homenageiam a nossa terra. Atualmente o conjunto Os Queras é formado por Antenor Bossardi (Tio Ori), Bruno Amaral, Sinval da Luz (Qüerinha), Eduardo Hoffmann (Dondé), Noridyones Bossardi (Norinho) e Jonas de Jesus (Boca).


Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vacaria

Texto: Elenise Minella


APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments