O imponente Monumento ao Ginete e o seu autor

domingo, abril 07, 2019


Inaugurado em Vacaria durante o 25º Rodeio Crioulo Internacional em janeiro de 2004, o Monumento ao Ginete é uma obra do escultor José Cristóvão Batista foi encomendada pelo então prefeito da época Ângelo Pegoraro, a fim de homenagear os ginetes dos tradicionais rodeios que aqui acontecem nos anos pares.

O escultor do Monumento ao Ginete de Vacaria, José Cristóvão Batista


O autor da linda escultura é natural de Ituporanga, Santa Catarina, mas mora em Lages. Autodidata, José Cristovão possui esculturas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Suas obras são feitas em concreto, arame e ferro, sempre abordando temas históricos, como o nosso icônico Ginete.

Monumento ao Ginete recebendo a nova pintura em bronze. Foto: Mateus Rosa

Atualmente, o Ginete recebeu pintura em bronze pelos artistas Ariovaldo Telles e Pedro Borges, com o patrocínio do CTG Porteira do Rio Grande e o aval da prefeitura de Vacaria.

Desde o ano passado obras artísticas vacarienses de beleza ímpar estão sendo reparadas pela Prefeitura Municipal como: a Maçã (rótula da Avenida Moreira Paz), os painéis do Mercado Público (do renomado artista plástico Carlos Rigotti), os pórticos da saída para Lages (BR-116) e do Parque dos Rodeios e recentemente o Monumento ao Ginete.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments