segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Você sabia que existe um logo nunca usado pelo Jornal do Almoço?


O Jornal do Almoço é um dos mais antigos telejornais gaúchos. Em um tempo onde a rádio parecia imbatível, ele passou a abrir espaço na rede nacional, a TV Globo, para o noticiário local. O sucesso foi tanto que a Rede Globo estendeu a ideia para todas as afiliadas, no que chamou de Praça TV primeira edição.

Logo atual / Reprodução - RBS TV


O Jornal do almoço é o precursor do praça TV. Nada mais justo do que ter identidade própria, coisa que a RBS TV cuida e mantém. Trilha sonora, pacote gráfico e cenários possuem especificidades que só esse telejornal possui.

Em Santa Catarina, entretanto, a venda para a NSCTV fez com que o Jornal do almoço se descaracterizasse por lá. Cenários e aberturas azuis e cinzas levaram o JA a virar um SC1 disfarçado com gerador de caracteres fixo poluindo o monitor, além da trilha sonora nacionalmente usada.

Tanto em SC como no RS, antes de a NSCTV existir, a RBSTV trabalhou na criação de uma nova identidade para seu telejornal do meio-dia. Ela foi criação de Humberto Mogetti, que apresenta esse trabalho em seu portfólio no site pessoal (abaixo):

Logo (parte de um novo pacote gráfico) criado por Humberto Mogetti


Esse trabalho foi uma parceria com Carlos Porto. Como Humberto saiu da emissora, o projeto não foi concluído. Provavelmente receberia trilha sonora instrumental de Jean Presser, responsável pelas trilhas do canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Publicamos nossos posts novos lá no Facebook - caso desejar deixar seu comentário por lá e seguir o blog, o Repórter Riograndense te espera!