Esporte Clube Cruzeiro

sábado, junho 09, 2018


Fundado no dia 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro despontou durante décadas como a terceira força do futebol gaúcho. O Cruzeiro destacou também em outras modalidades esportivas, principalmente basquete e atletismo. É o único clube esportivo do Rio Grande do Sul a ser Campeão Estadual na categoria principal em futebol, vôlei, futsal e basquete.

No futebol, a razão maior do clube, em seus primeiros anos de existência, foi Campeão de Porto Alegre em 1918, 1921 e 1929 e do Estado em 1918 e 1929. O Esporte Clube Cruzeiro protagoniza com a dupla Gre-Nal os clássicos Gre-Cruz e Inter-Cruz.

Todas as versões do escudo do Cruzeiro de Porto Alegre. Foto - Mc Nish


Além de ser reconhecido durante décadas como a terceira força esportiva do Estado, o Cruzeiro sempre se caracterizou por crescer contra os clubes grandes, tornando-se para estes um adversário temido e respeitado. Sua história está ligada à própria vida do futebol no Rio Grande do Sul.

Ao longo de seus quase 105 anos de existência, sempre despontou como um pioneiro. Assim foi em 1914, quando criou as categorias inferiores (infanto-juvenil e juvenil), os filhotes. E não demorou muito tempo para sugerir à presidência da Liga de Futebol Porto-alegrense que fosse organizado um campeonato só para meninos, lançando a ideia de que fosse fundada a Liga Infantil de Futebol.

Foi também o Cruzeiro que em 1917 propôs que fosse regulamentada a entrada de jogadores estrangeiros nos clubes gaúchos, a exemplo do que já ocorria em São Paulo e Buenos Aires.


CRUZEIRO BICAMPEÃO GAÚCHO


Em 1918, com a fundação da Federação Gaúcha de Futebol no mês de maio daquele ano, foi disputado o primeiro campeonato estadual. No entanto, devido ao surto da Gripe Espanhola que assolou o Estado, a competição não chegou ao seu final. A fase derradeira do estadual reuniria os campeões de Porto Alegre, que foi o Cruzeiro, de Pelotas, o Brasil, e de Livramento, o E.C. 14 de Julho. Como a fase final não foi disputada, os três clubes seriam os campeões estaduais dividindo o título de 1918. No entanto, este fato nunca foi oficializado pela Federação Gaúcha de Futebol.

Em 1929, ai sim, o Cruzeiro conquistou o título máximo do futebol gaúcho. Depois de vencer o Campeonato da cidade de Porto Alegre, o Cruzeiro ainda teve que enfrentar o campeão da cidade de Guaíba, o Itaphuy, e o campeão de Caxias do Sul, o Esporte Clube Juventude, antes de chegar ao quadrangular final. Na fase final, além do Cruzeiro, estavam o EC Ferro Carril de Uruguaiana, o Riograndense de Santa Maria e o Guarany de Bagé.

Na semifinal, no dia 12 de outubro 1929, o Cruzeiro ganhou do Riograndense por 2 a 0. As semifinais e a final foram realizadas no estádio Chácara das Camélias, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O Guarany eliminou o Ferro Carril ganhando também por 2 a 0 na outra semifinal e credenciou-se a decidir o título com o Cruzeiro em 15 de outubro de 1929. O Cruzeiro ganhou a decisão por 1 a 0, gol de Nestor, cobrando pênalti. O Cruzeiro campeão jogou com Chico; Espir Rivaldo e Hugo; Totte, Emilio e Salatino; Ferreira, Torres, Nestor, Germano e Campão

Mais tarde, na temporada de 1945, tornou-se o primeiro clube gaúcho a contratar um técnico estrangeiro, o húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla Flamini e Lombardini.

Na década de 40, o Cruzeiro formou grande equipes e conquistou títulos importantes, como a Taça Cidade de Porto Alegre, em triangular com a dupla Gre-Nal nos anos de 1943 e 1947, o Campeonato Extra da Cidade de 1943, o Torneio Início no mesmo ano e os vice-campeonatos da cidade em 1942, 45 e 47.

Em 1941, o clube assinalava mais um grande feito ao inaugurar o Estádio da Montanha, considerado na época como um dos mais completos e modernos do País. Com a inauguração do novo estádio, na “Colina melancólica”, o Cruzeiro foi tomando vulto, foi se engrandecendo a aumentando ainda mais a sua galeria de glórias.

Este espírito pioneiro se fez sentir também em 1953, quando fez a sua primeira excursão à Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo, a viajar tão longe. Além de um saldo positivo de vitórias, O Cruzeiro trouxe na bagagem um grande feito: o famoso empate com o Real Madrid, na época pentacampeão europeu e considerado o melhor time do mundo, em seu próprio estádio.

A excursão serviu para consolidar o seu prestígio no estrangeiro, prova disso é que em 1960 o Cruzeiro voltava à Europa para uma nova gira. Pelo êxito, esta excursão não ficou nada a dever à primeira e, na volta, os estrelados traziam para o Brasil o título de Campeões do Torneio de Páscoa de Berlim, considerado um dos mais importantes da época. Basta dizer, que afora o Cruzeiro, apenas um clube estrangeiro conseguiu tira-los dos alemães. Este clube foi justamente o Real Madrid.

Ao longo dos seus 105 anos de glórias e muita tradição, a equipe principal de futebol do Cruzeiro entrou em campo em mais de 2500 jogos. Destes, 89 são internacionais e 62 são interestaduais. O futebol do Cruzeiro já enfrentou clubes de 22 países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha, Israel, Turquia, Dinamarca, França, Suíça, Bulgária, Áustria, Iugoslávia, Bélgica, Suécia e Tchecoslováquia. No futebol brasileiro, o estrelado gaúcho tem 62 jogos interestaduais, sendo 38 contra equipes de Santa Catarina, nove contra paranaenses, oito contra cariocas e sete contra paulistas, tendo jogado em cidades como Santos, Curitiba, Florianópolis, Cianorte-PR, Cambará-PR, Cornélio Procópio-PR, Criciúma-SC, Joinville-SC, Itajaí-SC, Blumenau-SC, Brusque-SC, Lages-SC, Ibirama-SC, Rio do Sul-SC, Curitibanos-SC, São Joaquim-SC e Videira-SC. Dos 64 jogos interestaduais, 20 foram realizados no Rio Grande do Sul e 44 fora do RS, sendo 35 em Santa Catarina, oito no Paraná e um em Santos-SP. Dos 89 jogos internacionais, 79 foram disputados em 21 países e dez no Rio Grande do Sul.

O time alvi-azul brilhou também na Argentina, em 1961, quando após exitosa campanha trazia para o Brasil o título de Campeão do 1° Torneio Internacional de Páscoa de Mar Del Plata. Em 1968, o Cruzeiro chegou em terceiro lugar no Campeonato Gaúcho e disputou a sua primeira competição nacional, o Torneio Centro-Oeste. Em 1970, o Cruzeiro conquistou a Copa Governador do Estado, derrotando clubes tradicionais do RS, como Novo Hamburgo, Caxias e São José.

Mas, as glórias do chamado Clube dos 18 não se limitaram apenas ao futebol, já que o Cruzeiro despontou durante décadas como a maior força do atletismo gaúcho, além de se destacar sobremaneira na prática do voleibol e principalmente do basquete, onde despontou como o maior clube do Rio Grande do Sul, alcançando, inclusive o título de hexacampeão gaúcho. No basquete, o Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a disputar a Taça Brasil da modalidade, tendo disputado em quatro oportunidades o campeonato nacional da modalidade.

Ainda na área do futebol, que tanto lhe deve e ao qual muito contribuiu ao longo de sua existência, o Cruzeiro, que havia conquistado os títulos da cidade de 1918 e 1921 e de campeão estadual em 1929, com um time formado na quase totalidade por alunos universitários e estudantes da Escola Militar de Porto Alegre, sagrou-se também o grande Campeão da Taça Farroupilha, certame realizado para assinalar o centenário da Revolução Farroupilha. Entre 1943 e 1945 foi Tricampeão Gaúcho de Aspirantes e em 1955, mostrando a sua tradição na formação de grandes jogadores, foi Campeão Gaúcho juvenil.

Em 2007, o Cruzeiro iniciou um novo projeto no futebol, com a valorização das categorias de base. Já no primeiro ano, o time chegou às semifinais do Estadual de Juniores, sendo Vice-Campeão Gaúcho desta mesma categoria no ano seguinte. Com a mesma base de jogadores, o Cruzeiro conquistou o título de Campeão Gaúcho da Série B em 2010, garantindo o seu retorno à elite do futebol estadual. Ao todo, o Cruzeiro soma 20 títulos somente na categoria principal do futebol, entre conquistais citadinas, metropolitanas, estaduais e internacionais.

Em 2011 começou a construção do seu novo estádio, na Avenida Ary Rosa, Santos, no bairro Granja Esperança, em Cachoeirinha, com capacidade para 16 mil torcedores.

Neste mesmo ano, o Cruzeiro foi semifinalista dos dois turnos do Campeonato Gaúcho em seu retorno à elite do futebol estadual. Com a grande campanha no Estadual, o Cruzeiro obteve a vaga e disputou o Campeonato Brasileiro da Série D no mesmo ano. Com campanhas regulares, o Cruzeiro se mantém na elite do futebol gaúcho e em 2015 conquistou o título estadual da Copa Walmir Louruz e o Vice-campeonato da Supercopa Gaúcha. Em 2017, o Cruzeiro foi Vice-campeão da fase classificatória do Gauchão, ficando à frente da dupla Gre-Nal. Ao término do campeonato, finalizou na quinta colocação.


TÍTULOS:


Campeão Gaúcho em 1918*

Campeão Gaúcho em 1929

Campeão Gaúcho da Série B em 2010

Campeão Copa Walmir Louruz 2015

Campeão da Copa Taça Governador do Estado em 1970

Tricampeão Gaúcho de Aspirantes em 1943, 1944 e 1945

Campeão Gaúcho Juvenil em 1955

Vice-Campeão da Supercopa Gaúcha 2015

Campeão do Torneio da Páscoa de Berlim, na Alemanha, em 1960 (primeiro título intercontinental do futebol gaúcho)

Campeão do Torneio Internacional de Mar del Plata, na Argentina, em 1961

Campeão da Taça Cidade de Gravataí 250 Anos, em 2013 

Campeão Citadino de Porto Alegre em 1918, 1921 e 1929

Vice-Campeão de Porto Alegre em 1924, 1934, 1942, 1945 e 1947

Campeão da Taça Cidade de Porto Alegre: 1943 e 1947 (Torneio envolvendo Grêmio, Inter e Cruzeiro em turno e returno)

Campeão do Campeonato Extra de Porto Alegre em 1943

Campeão do Torneio Torneio Início de Porto Alegre em 1925, 1943, 1951 e 1962

Vice-Campeão Gaúcho de Juniores (Sub-20) em 2008

Vice-Campeão Gaúcho de Juniores B (Sub-20) em 1998

Bicampeão Gaúcho de futsal em 1958 e 1959

Campeão Gaúcho da Série Prata de Futsal em 2011 (Cruzeiro/Afusca)

Campeão Gaúcho de Basquete 12 vezes (adulto masculino): 1945, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1956, 1968, 1970, 1972 e 1973

Bicampeão Gaúcho de Vôlei (adulto masculino) em 1971 e 1972

Campeão da Copa Gaúcho de Futebol Sete em 2011. Vice-Campeão Metropolitano de F7 2013

Campeão da Taça Cidade de Pelotas 200 Anos de Futebol Feminino em 2012

*O Cruzeiro foi o campeão de Porto Alegre e a fase final seria um triangular entre o campeão da Capital (Cruzeiro), o campeão da Fronteira (14 de Julho) e o Campeão da Região Sul (Brasil). No entanto, em outubro daquele ano, ocorreu a Febre Espanhola, praga que vitimou milhares de gaúchos e suspendeu a fase final do Estadual.


PIONEIRISMOS CRUZEIRISTAS


Primeiro Clube Gaúcho a jogar na Europa

Primeiro Clube Gaúcho a jogar na Ásia

Primeiro Clube Gaúcho a conquistar título Intercontinental

Primeiro Clube Gaúcho a ter categorias de base, em 1917

Primeiro Clube Brasileiro a jogar em Isarael

Clube Fundador da Federação Gaúcha de Futebol em 1918

Clube fundador das federações de Futebol, Atletismo, Boxe, Basquetebol, Voleibol e Futebol de Salão do Estado do Rio Grande do Sul.

Primeiro Clube Gaúcho a vencer o Internacional em jogo oficial no Beira-Rio. Dia 01.05.1970, Cruzeiro 1 x 0 Inter, gol de Beto, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho de 1970.

Primeiro Clube Gaúcho a vencer o Grêmio na Arena. Dia 29/03/2013, Cruzeiro 2 x 1 Grêmio, gols de Jo e Reinaldo.

Primeiro clube gaúcho a disputar a Taça Brasil de Basquete em 1968.

Primeiro clube gaúcho além da dupla Gre-Nal a disputar a Copa São Paulo de Juniores, em 1973.

Primeiro clube gaúcho além da dupla Gre-Nal a ser convidado oficialmente pela CBD (atual CBF) a participar co Campeonato Brasileiro de clubes, em 1974. 


Fonte: Site do Cruzeiro de Porto Alegre


Te aprochega e conheça o Esporte Clube São José

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments