Esporte Clube São José

quinta-feira, maio 10, 2018


Conhecido carinhosamente como Zequinha, o Esporte Clube São José é uma instituição do futebol gaúcho. Foi fundado em 1913 em Porto Alegre, quando, entre conversas e partidas de futebol durante o recreio das aulas no Colégio São José, um grupo de alunos decidiu sair dos campinhos escolares para enfrentar equipes grandes nos gramados profissionais.

Com o incentivo do Irmão Constantino José, admirador do calcio italiano e mentor intelectual da empreitada, seis alunos formaram o Esporte Clube São José, que já no nascimento mostrava a vontade de buscar novos desafios. Léo de la Rue, um dos fundadores, inaugurou a galeria dos presidentes, em uma gestão onde cada jogador comprou seu uniforme e contribuiu com 500 réis de cota mensal para dar o pontapé inicial nesse grande projeto.

Foto: rsesporte.com

 
Após várias mudanças de sede, em 1939 o clube encontrou seu lar em um terreno da Zona Norte de Porto Alegre: depois de um ano de obras, arrumações e retoques, era inaugurado o Estádio Passo D’Areia, que já completa décadas recebendo de braços abertos o manto azul e branco a cada partida.

Entre 1968 a 1973, o São José se chamou Associação Almirante Barroso/São José Futebol e Regatas, resultado da fusão com o Clube de Regatas Almirante Barroso. Neste período, a equipe ganhou a Copa do Governador em 1971.


Escudo da  Associação Almirante Barroso/São José Futebol e Regatas. Foto: Twitter Divisão de Acesso




Em 1996, o clube fez parceria com a tintas Renner e até lançou um fardamento vermelho.

Uniforme do São José em parceria com as tintas Renner. Foto: Twitter Divisão de Acesso

Obs: Informações passadas pelo Twitter Divisão de Acesso

Um clube completo


Hoje o Estádio Passo D’Areia faz parte de um complexo maior, que inclui piscinas, ginásio, salão de festas, quadras sintéticas de futebol e muitas outras atividades. Unindo essas alternativas de lazer a uma marca que já é parte do futebol porto-alegrense, o São José se tornou um membro ainda mais ilustre da zona norte e da cidade.


De olho no futuro


De 1913 para cá, o São José viveu muitas histórias, tornando-se parte do folclórico futebol do Rio Grande do Sul. Enfrentou grandes clubes, disputou competições nacionais de primeiro nível, contou com grandes jogadores no elenco, e, claro, ganhou títulos. Saiu dos campinhos do Colégio São José para ganhar o estado e o Brasil. E agora, com uma diretoria de futebol profissional composta pelo Grupo Aspecir, empresa com mais de 100 anos de tradição no mercado no Seguros, Previdência e Financeira, que está comprometida em realizar uma gestão moderna, tem novos caminhos para trilhar.

O São José realiza o clássico Zé-Cruz com o Cruzeiro, sendo uma das rivalidades da região metropolitana de Porto Alegre.


Títulos


Campeonato Gaúcho do Interior: 2016 e 2018

Campeonato Gaúcho - 2ª divisão: 1963 e 1981

Recopa Gaúcha: 2018

Copa FGF: 2017

Super Copa Gaúcha: 2015

Campeonato da Região Sul-Fronteira: 2015

Copa Centenário: 2013

Copa Governador do Estado do Rio Grande do Sul: 1971

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments