Esporte Clube Pelotas

domingo, junho 10, 2018


Fundado em 11 de outubro de 1908, o Esporte Clube Pelotas construiu uma história de pioneirismo no futebol brasileiro, ultrapassando um século de glórias sem jamais fechar suas portas.

O Esporte Clube Pelotas começou a surgir na noite de 13 de setembro de 1908, quando, numa reunião na casa do Dr. Joaquim Luis Osório, na Rua 15 de Novembro, 471, foi acertada a fusão de dois clubes: Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club.

Participaram da reunião os senhores: Joaquim Luis Osório, Leopoldo de Souza Soares, Francisco Rheingantz e João Frederico Nebel. Os dois primeiros eram presidentes do Internacional e do Foot-ball Club, respectivamente.

O objetivo era fundar, na época, uma associação desportiva que estivesse à altura do progresso que a cidade de Pelotas vinha experimentando. Caso a fusão fosse concretizada, o novo clube, em homenagem à cidade, levaria o seu nome e as suas cores seriam o azul e o amarelo.

Foto: YouTube


As negociações foram crescendo e, no dia 11 de outubro de 1908, nos salões do Club Caixeral, os sócios dos dois clubes aceitaram a proposta e criaram o Sport Club Pelotas.

O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida.

Seguiram-se ainda outros feitos memoráveis dentro do futebol:

– Organização do primeiro torneio intermunicipal de futebol do RS em 1910;

– Jogo contra o “scratch” uruguaio em 1911 (primeira partida disputada pela seleção uruguaia no país);

– Declarado Campeão Estadual por aclamação dos clubes gaúchos em 1911, após enfrentar vencer todos os campeões regionais;

– Disputa de inúmeras partidas contra clubes e seleções argentinas, gaúchas, cariocas e paulistas;

– Realização, em 1918, do Congresso Rio-grandense de Futebol, que resultou na criação da Federação Gaúcha de Futebol, por iniciativa do E. C. Pelotas; além de outras realizações.

Pelo seu pioneirismo e tradição em competições, o E. C. Pelotas sempre foi e sempre será considerado um dos principais clubes esportivos do país, dono de um patrimônio invejável e da maior e mais apaixonada torcida do interior gaúcho, colecionando ao longo de sua história inúmeros títulos, não só no futebol, mas também em outros esportes, como futsal, tênis, basquete, hóquei, remo, natação e atletismo, entre outros.

O Pelotas conseguiu, neste domingo, dia 10 de junho 2018, o retorno à elite do futebol gaúcho. Em 2019, os fãs do futebol gaúcho vão poder ver o clássico Bra-Pel contra o Brasil de Pelotas na primeira divisão.


Fonte: Site do Esporte Clube Pelotas


Te aprochega e conheça a história do Brasil de Pelotas

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments