Senado aprova Vacaria como "Capital Nacional do Rodeio Crioulo"

terça-feira, novembro 05, 2019


O Projeto de Lei n° 3135 que intitula o município de Vacaria como “Capital Nacional do Rodeio”, apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), foi aprovado nesta terça-feira, dia 5, na Comissão de Educação do Senado. O parlamentar destacou ter recebido a sugestão do vereador do município, Marcelo Dondé.


“O Dondé apresentou o pedido e na hora acolhi. Trata-se de justiça ao envolvimento histórico com os rodeios e a valorização da nossa tradição”, destacou Heinze.


O rodeio da Vacaria, que já se encontra na 33º edição, é conhecido internacionalmente por celebrar a cultura e as tradições do povo gaúcho. O evento teve início no ano de 1958, de maneira bem diferente do que as novas gerações estavam acostumadas a presenciar.

Foto: Mateus Rosa


Contando com apenas um torneio de laço e um concurso de rédeas, o rodeio durou somente um dia e teve dimensão intermunicipal. No ano seguinte, 1959, o evento tornou-se estadual. A partir de 1960, passou a ser realizado a cada dois anos, como funciona até hoje. O rodeio foi considerado internacional na quinta edição, quando pessoas do sul do continente e alguns americanos começaram a disputar as provas. “O rodeio é um mundo à parte, uma cidade de lona no acampamento, um universo de convivência sadia do homem com a natureza”, concluiu Heinze.


O parecer favorável ao projeto foi apresentado pelo senador Lasier Martins e agora segue para a Câmara dos Deputados.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments