Campeonato Gaúcho de Futebol – Segunda Divisão

terça-feira, junho 04, 2019


O Campeonato Gaúcho de Futebol - Segunda Divisão é uma competição de futebol estadual, disputada no Rio Grande do Sul e equivale ao terceiro nível do Campeonato Gaúcho de Futebol. A primeira edição foi em 1967, tendo o Grêmio Santanense como o primeiro campeão desta competição.

A partir dos anos sessenta a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) criou a competição para dar acesso as equipes para o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, depois de três edições o campeonato só voltou a ser disputado nos anos oitenta onde novamente houve apenas três edições. No ano de 1999 a FGF resolveu voltar com a disputa da mesma até o ano de 2003.

Logo da competição. Foto: Wikipédia


A competição voltou a ser disputada de forma contínua a partir de 2012, mantendo o regulamento misto (Disputa em grupos regionalizados e mata-matas) e garantindo o acesso ao campeão e ao vice à Divisão de Acesso do ano seguinte.


Fórmula de Disputa


Primeira Fase: As doze equipes serão divididas em dois grupos, de acordo com a localização geográfica. As equipes enfrentam-se em turno e returno dentro do próprio grupo. As quatro primeiras classificam-se para a fase de Quartas de Final.

Quartas de Final: As quatro melhores equipes classificas em cada um dos dois grupos, enfrentam-se em cruzamento olímpico, em jogos de ida e volta com a vantagem de decidir em casa a equipe de melhor campanha.

Semifinal: As quatro equipes vencedoras dos confrontos de quartas de final, enfrentam-se novamente em cruzamento olímpico, em jogos de ida e volta com a vantagem de decidir em casa e equipe de melhor campanha, somando-se a Primeira Fase e a Fase de Quartas de Final.

Final: As duas equipes vencedoras dos confrontos da semifinal, enfrentam-se em jogos de ida e volta com a vantagem de decidir em casa a equipe de melhor campanha, somando-se todas as fases anteriores.

Te aprochega e confira outros posts sobre o Campeonato Gaúcho e a Divisão de Acesso.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments