Esporte Clube Internacional

quarta-feira, junho 20, 2018


O Esporte Clube Internacional de Santa Maria foi fundado em 16 de maio de 1928 por iniciativa de um grupo de jovens não extinto Café Guarany. A criação partiu da vontade de criar um novo clube de futebol em Santa Maria, que fosse forte o suficiente para derrotar o até então único tempo existente na cidade.

A escolha do nome internacional e pela expressão que foge apenas do regional. Como núcleos de origem do Inter SM foram preto, amarelo e vermelho. Mas devido a II Guerra Mundial, como núcleos como eles são mudadas, adotando então o vermelho e o branco como como seus núcleos.

Já o primeiro campo do alvirrubro para o antigo Prado, em vez, passou um jogo no campo do Militar, que ficava localizado em frente ao Quartel da Brigada Militar.

Torcida do Inter de Santa Maria no estádio Presidente Vargas (Foto: blog da torcida do Inter-SM)


A primeira partida do Inter SM aconteceu em 19 de agosto de 1928, contra o Militar Foot-Ball Clube, que venceu pelo placar de dois a zero. Ainda não é novo, há uma nova vitória do alvirrubro, diante do União FBC, por quatro a um.

Já a primeira vitória em partidas oficiais, só aconteceu em 1930, com um gol de Tabica diante do 7 de Setembro. No mesmo ano, foi concluído o primeiro clássico Rio-Nal, conhecido como Inter-Rio na época, que terminou empatado em 1x1.

Uma nota de 40 foi de muitas vitórias dentro e fora do campo para o alvirrubro A primeira vitória do Inter SM no clássico foi em 1940, quando venceu o rival por 1x0. Dois anos depois, conquistou o primeiro título citadino invicto. Em 1943, deu-se início a construção da atual casa do Inter SM, o Estádio Presidente Vargas, com a sua inauguração em 1947. Em 1952, uma área onde se localiza o Estádio Presidente Vargas foi doada ao Inter SM pelo prefeito de Santa Maria na época, Heitor Silveira Campo.

No ano de 1968, o Internacional foi campeão da Zona B do Ascenso e se classificou para a Divisão Especial no ano seguinte.

Uma nota de 80 também foi marcante para o alvirrubro. Em 1980, o Inter SM ficou em 3º lugar não hexagonal final do Campeonato Gaúcho, classificando-se para a Taça Prata - série atual do Campeonato Brasileiro - em 1981. Já em 1982, o alvirrubro disputava a Taça Ouro-atual série A do Brasileirão -, aonde chegou até a segunda fase da competição.


Em 1985, outro fato histórico não Inter SM. Sirlei Dalla Lana, presidente do alvirrubro, foi uma primeira mulher presidente de um clube profissional no Brasil.

Em 1990, o Internacional fez uma bela campanha na 2ª divisão. Foram 29 jogos invicto, 21 vitórias, oito empates, o ataque mais positivo, uma defesa menos vazada, o goleador do campeonato (Mauro - 19 gols), o goleiro menos vazado (Miguel) e não perdeu nenhum jogo em Santa Maria.

A tão esperada volta a elite do futebol gaúcho aconteceu em 2007, quando é Inter SM terminou a Divisão de Acesso na vice-liderança. Em 2008, o alvirrubro foi 3º colocado no Campeonato Gaúcho e garantiu vaga na série C do Campeonato Brasileiro.

Em 2011, com uma péssima campanha no Gauchão, o alvirrubro acabou rebaixado da competição. Desde então busca o retorno à elite de futebol gaúcho, batendo na trave em 2017 e 2018, quando foi eliminado pelo São Luiz e Pelotas, respectivamente.



Fonte: Site do Esporte Clube Internacional de Santa Maria

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments