Significado do Nome Mateus

sábado, fevereiro 25, 2017

Mateus: Significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.

Mateus é um nome masculino originado a partir do hebraico Mattiyyah, uma redução do nome Mathathiah, que chegou até à língua portuguesa a partir do latim Mataeus, que significa “dom de Deus", "presente de Deus" ou "dádiva de Deus”.

Mateus é nome de um personagem bíblico, mencionado como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele era um cobrador de impostos da época de Herodes em Cafarnaum, e foi convidado por Jesus para segui-lo. O pedido foi aceito e o apóstolo acompanhou Jesus até o fim da sua vida, pregando por onde passava que Jesus era o Messias.

Também é considerado o autor de um dos livros da Bíblia que leva o seu nome. É muitas vezes mencionado como Levi, filho de Alfeu. Em virtude da sua antiga profissão, São Mateus é o padroeiro dos contadores e dos auditores ficais e tem como principal templo a Catedral de Salermo na Itália.


O nome foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, através das formas medievais Mathiu e Matheu. Como um nome inglês, tem sido adotado desde a Idade Média, mas tornou-se mais popular após a Reforma Protestante, influenciado pela versão grega Matthias. Em Portugal foi encontrado em documentos datados da primeira metade do século XVI.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments