Elton Saldanha

quinta-feira, setembro 03, 2015


Elton Saldanha, cantor e compositor Itaquiense, é formado em jornalismo. Com 18 discos gravados (Cds) e 1 DVD, recebeu mais de 200 troféus em festivais. Tem mais de 800 canções gravadas. É ex-presidente da FIGTF (Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore). É ex-presidente do Diretório Acadêmico de Comunicação da ULBRA. É ex-Diretor do IEM (Instituto Estadual de Música). É membro dos Cavaleiros da Paz, Cavaleiros da Amizade, Cavaleiros Sem Fronteiras e fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo).
Elton Saldanha


Já percorreu vários países das Américas e Europa à cavalo. Recebeu dois troféus como destaque da década. Apresentou o programa FANDANGO, na TV EDUCATIVA. Recebeu o Troféu Guri, da Rede RBS. Participou dos Seriados de TV “O Tempo e o Vento” e “A Casa das Sete Mulheres”, pela Rede Globo. Protagonizou o curta-metragem “Pois é, Vizinha”, pela Rede RBS. Participou do Seriado. Apresenta o programa “Buenas Tardes Tchê!”, na Rádio Rural. Escreve sobre cultura e cavalos na Revista Crioulos. Gravou o primeiro CD Ao Vivo do Rio Grande do Sul (1998) e o primeiro DVD do sul do país (2000).

O êxito da musicalidade do artista vem de múltiplas influências e parcerias. São inúmeros os amigos e artistas de referência na obra musical de Elton Saldanha, entre eles, evidenciam-se: Aparício Silva Rillo, Tadeu Martins, João Sampaio, Waine Darde, Anomar Danúbio, Antônio Augusto Ferreira, Mauro Ferreira, Luiz Carlos Borges, José Atanásio B. Pinto, José Hilário Retamozo, Eliza Marin, Fabio e Lê Vargas, Gujo Teixeira, Quide Grande, Régis Marques, Silvestre Araújo, Diego Müller, Odenir dos Santos, Ricardo Porto, Nilo Bairros de Brum, Cristiano Vieira, Ivonir Machado, Luiz Cláudio, José Estivalet, Carlos Augusto Freitas, Jorge Freitas, Luiz Bastos, Erlon Péricles.


Venceu festivais como:


Califórnia da canção – Uruguaiana

 Musicanto – Santa Rosa

 Seara – Carazinho

 Lagoa da canção – Encantado

 Barranca – São Borja

 Tafona – Osório

 Moenda – Santo Antônio da Patrulha

 Ronco do bugio – São Francisco de Paula

 Ficap – Itaqui

 Sapecada – Lages

 Coxilha – Cruz Alta

 Serra Campo e Cantiga – Veranópolis


É autor de sucessos como:

·         Castelhana

·         Eu Sou do Sul

·         Ronda de Tropa

·         Não Chora China Véia

·         Eu Sou do Sul

·         Baile das “Nega” Touro

·         Cardeais

·         Entrando no M'Bororé

·         Bailanta do Tio Flor

·         A Primeira Vez

·         Tchê Garotos na Veia

·         Semana Farroupilha

·         Últimas Carretas

·         Pé na Estrada

·         Todo Mundo Veio pro Rodeio

·         O Sul é o Meu País

·         Bandeira do Rio Grande

·         A.M.M.M (Associação dos Maridos Mandado pelas Muié)

E muito mais...

Elton Saldanha, é membro dos Cavaleiros da Paz, dos Cavaleiros da Amizade, Cavaleiros Sem Fronteiras e Fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo) com esses cavaleiros já percorreu muitos estados do Brasil, e vários países da América Latina, ainda com os cavaleiros andou em Portugal, na Europa sempre à cavalo.

Em setembro de 2007, Elton Saldanha junto a um grupo de amigos de encilha criou o grupo: CAVALEIROS DA TRADIÇÃO.

Elton Saldanha é crioulista e praticante da atividade de rédeas do Cavalo Crioulo.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments