RBS TV lança o boletim RBS nas ruas, no formato Praça TV

terça-feira, setembro 05, 2023

 Televisão gaúcha

 

Depois de alguns anos, a RBS TV aposentou o boletim "Redação RS" e lançou o RBS TV nas ruas. A nova proposta segue a tendência de trazer os boletins sem ancorar na emissora, mas diretamente pelos repórteres.

 

Além disso, a RBS TV impressionou a internet por adotar o chamado "padrão Praça TV". Vamos saber mais das novidades?

 

Logo do novo boletim da RBS TV
Reprodução: RBS TV



 

QUANDO PASSA O RBS TV NAS RUAS?

 

O boletim não tem um horário fixo para acontecer. O RBS TV nas ruas passa ao longo dos intervalos da programação matinal e vespertina, conforme existam pautas específicas a serem tratadas. Além de repórteres de Porto Alegre, profissionais de outras partes do estado podem veicular boletins também, todos com veiculação estadual.

 

O QUE SERIA O PADRÃO PRAÇA TV?

 

A Rede Globo propõe alguns elementos para os telejornais locais de suas afiliadas, seguindo o modelo de seus jornais estaduais. Isso inclui:

 

× Pacote gráfico das chamadas.

× GCs (aquele texto que aparece com nomes ou temas tratados).

× Trilha sonora.

× Cores adotadas em cada jornal.

× Cenários.

 

Atualmente, o "padrão praça TV" seria uma chamada azulada com cores de destaque conforme o horário do dia: amarelo nos "Bom dias", laranja no telejornal ao meio-dia e azul escuro no telejornal noturno. As chamadas são de mapas locais, estaduais ou de cidades, conforme o alcance do jornal.

 

As fontes usadas são padronizadas e similares, tanto nos logotipos como nos GCs, em todos os jornais, com pequenas variações na cor de destaque.

 

Logos de alguns praças TV

Reprodução: Afiliadas da TV Globo



 

Quanto ao cenário, atualmente, ele é metalizado com listras horizontais. Alguns poucos itens de iluminação diferenciam as edições. Nacionalmente, todos podem ver o que seria esse padrão no estúdio de São Paulo onde jornalistas como Sabina Simonato, Rodrigo Bocardi e Marcelo Pereira fazem aparições no Bom Dia São Paulo.

 

A RBS TV NÃO ADOTA NADA DISSO?

 

A RBS TV sempre adotou alguns elementos de forma livre ao longo dos anos, sem seguir à risca todos os elementos do formato nacional. Antes dos anos 2000, o RBS Notícias possuiu trilha sonora que era a do Praça TV, até que Jean Presser incorporasse as trilhas próprias de cada jornal.

 

Nos cenários, todos os formatos dos últimos vinte anos são inspirados no padrão Praça TV, incluindo a mesa triangular com fotos locais que se usava nos anos 2000, ou mesmo o atual cenário metalizado e com monitores.

 

Atualmente, todos os GCs seguem a ideia do padrão nacional, o que já ocorre desde os últimos cinco anos. Antes, eles eram elaborados pela equipe de arte da RBS TV.

 

COMO FUNCIONA NAS OUTRAS AFILIADAS?

 

Não é uma vantagem absoluta usar o padrão Praça TV. Diferentemente da Rede Globo, os jornais regionais possuem poucos elementos que os diferenciam entre edições - se um Jornal Hoje ou um Jornal Nacional possuem total diferença nos grafismos, cenários e logos, um Bom dia RJ e RJ1 são muito parecidos.

 

Em função dos padrões, fica nítida a diferença entre afiliadas: alguns telejornais possuem GCs disformes ou muito diferentes da proposta global. Isso torna a dissonância ainda mais nítida, ao invés de fortalecer a identidade da afiliada.

 

Em SC, após a venda da RBS TV SC para o grupo NC, a sucessora NSC TV quebrou a identidade local e adotou o famoso "Padrão Praça TV" em seus telejornais, quebrando-o no jornal noturno, o NSC Notícias. Nesse último, a abertura foi ajustada aos tons de cores nacionais, mas não representa o mapa estadual no formato Praça.

 

Em outros locais, existem afiliadas com formatos mais livres nos telejornais. Alguns exemplos são a TV Tem e a TV Vanguarda.

 

COMO FICOU A ABERTURA DO BOLETIM?

 

A abertura do boletim usa o pacote gráfico correspondente ao "Bom dia" local, com mapas e destaques em amarelo, mas trilha sonora correspondente aos jornais UFTV1 e UFTV2. Confira no vídeo abaixo como ficou:

 

 


 

E AINDA MAIS!

 

Relembre quando a RBS TV trocou a trilha dos telejornais pela última vez:

 

Jornais da RBS TV trocam de trilha sonora

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments