Conheça a história da bandeira do Rio Grande do Sul

sexta-feira, setembro 04, 2020

 

Você já se perguntou como surgiu a bandeira que une gremistas e colorados como uma só nação? Pois bem, estamos no mês de setembro, o mês mais gaúcho do ano, e o Repórter Riograndense vai te contar tudo sobre a bandeira gaúcha.

 

Segundo o site do governo do estado do Rio Grande do Sul não há um consenso sobre o significado das cores da bandeira rio-grandense. A versão mais aceita diz que a faixa verde significa a mata dos pampas, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo, a amarela representa as riquezas do território gaúcho.

Bandeira do Rio Grande do Sul. Foto: Governo do Estado do RS.


Há fontes que dizem que as cores expressariam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra. Outras, mencionam que o vermelho seria o ideal republicano.

 

A Bandeira do Rio Grande do Sul é originária da época da Guerra dos Farrapos. Naquela época, a bandeira não tinha o brasão de armas. Sua autoria é controversa: enquanto alguns apontam Bernardo Pires, outros falam em José Mariano de Mattos. Algumas de suas características são de evidente inspiração maçônica como as duas colunas que ladeiam o losango invertido, idênticas às encontradas em todos os templos maçônicos.

 

No brasão da bandeira rio-grandense tem o lema: Liberdade, Igualdade e Humanidade. Os símbolos do brasão estão diretamente ligados ao Positivismo.


Na época da Revolução Farroupilha, a elite gaúcha militar e política, em sua maioria, era ligada à Religião da Humanidade, como também era conhecido o Positivismo de Auguste Comte. A colocação do termo Humanidade coube a Júlio de Castilhos, governador do Rio Grande do Sul e autor da sua constituição, que era considerado um grande seguidor das ideias do filósofo francês.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments