quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Pode tomar chimarrão durante a gravidez?



Pode! Desde que com moderação.



Além das questões culturais envolvendo o “beber chimarrão” existem também os efeitos benéficos da bebida, que é conhecida como estimulante físico e mental, estimulante da circulação e facilitador da digestão e evacuação. O chimarrão também tem efeito antidepressivo, diurético e estimulante do metabolismo.

Com tantas vantagens, o chimarrão acaba sendo consumido diariamente por homens e mulheres, várias vezes durante o dia. Durante a gravidez, porém deve ser bebido com moderação. Isso porque o chimarrão contém dentre outras substâncias a cafeína.

Sabe-se que 100 ml de chimarrão tem cerca de 36 mg de cafeína. É pouco quando comparados com os 40 a 75 mg de cafeína contidos em 30 ml de café expresso. Ainda assim não pode ser consumido nesta fase da vida.

Sabe-se que a cafeína atravessa a barreira placentária, podendo interferir no desenvolvimento fetal. O excesso de cafeína pode aumentar as chances de o bebê nascer prematuro e com baixo peso. Também existe maior chance de abortamento.

Em doses baixas, porém, o chimarrão pode ser consumido sem maiores complicações. Mas afinal, quanto de cafeína pode ser consumido pela grávida?

A agência de Classificação de Alimentos inglesa afirma que a grávida pode consumir até 300 mg de cafeína por dia.

Pode parecer bastante, mas temos que lembrar que a cafeína não está presente apenas no chimarrão e no café, mas também no chá mate, refrigerantes, chocolate, energéticos e até alguns medicamentos tem cafeína.

Não é necessário parar de tomar chimarrão só porque engravidou, mas é importante prestar atenção na quantidade de cafeína ingerida durante o dia para não prejudicar o bebê.

Cuide de sua dieta e siga sempre as recomendações do seu médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Publicamos nossos posts novos lá no Facebook - caso desejar deixar seu comentário por lá e seguir o blog, o Repórter Riograndense te espera!