O guia definitivo sobre os tipos de cuia de chimarrão

sexta-feira, agosto 23, 2019


Existem diversos tipos e formatos de cuia de chimarrão e todas possuem características marcantes que influenciarão no sabor da erva mate. A cuia de chimarrão uruguaia, por exemplo, é chamada de coquinho por conta do formato redondo, moderno e que contém uma linda borda de inox clássica.


Cuias para chimarrão gaúcho

Três modelos de cuias para matear sozinho


No Brasil, o chimarrão é o tipo de mate mais popular. O chimarrão pode utilizar diferentes tipos e formas de cuia. Na maioria das vezes a cuia é feita do Porongo, uma planta que hoje é presente em pelo menos 4 continentes. A cuia para o chimarrão gaúcho na maioria das vezes possui beiço, pescoço, corpo e umbigo. Para esse tipo de cuia, a erva mais utilizada é a gaúcha tradicional. Erva de cor verde vibrante, moída fina, médio ou grosso, ao melhor estilo gaúcho.

Algumas variações da cuia de chimarrão estão surgindo recentemente. Cuias feitas de madeira, cerâmica e aço inox estão ganhando espaço. Estas duas últimas surgem como boa opção para as pessoas que querem evitar o escurecimento ou formação de mofo na cuia.

Modelo de cuia mais usado pelos gaúchos


No Rio Grande do Sul, a cuia de chimarrão mais usada tem design afunilado na ponta que não interfere no preparo, apenas facilita para segurar.



Cuia para mate argentino


A cuia para o mate argentino também possui variadas formas. Geralmente o pescoço dessas cuias é menos acentuado, muitas vezes tendo um formato mais parecido com o de um copo.

O recipiente para o mate argentino tem um volume geralmente menor que o recipiente do chimarrão. A erva-mate utilizada pelos argentinos possui uma mistura de paus e folhas da planta. Por possuir uma granulometria maior, ela pode ficar depositada no fundo do recipiente, e ainda assim, não irá entupir o mate.

Modelo de cuia mais usados pelos argentinos


Alguns modelos de cuia de chimarrão argentina possuem a borda mais larga e feita em prata. Uma ideia perfeita para presentear alguém especial.


Cuia para mate uruguaio


No Uruguai o formato de cuia mais difundido é o estilo “coquinho”.  Esta cuia nada mais é que uma cabaça em formato de bola. Geralmente a cuia uruguaia é enfeitada com algum tipo de acabamento metálico na abertura.

Modelo de cuia mais usado pelos uruguaios.


A erva-mate uruguaia é bastante parecida com a argentina, exceto pelo fato de os uruguaios preferirem ervas pura-folha. Isso confere um sabor ainda mais forte ou amargo ao mate.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments