sábado, 9 de fevereiro de 2019

Nota de esclarecimento do CTG Porteira do Rio Grande


O CTG porteira do Rio Grande vem por meio desta nota esclarecer a toda a comunidade tradicionalista os fatos ocorridos no ultimo mês com relação ao Rodeio Internacional e a aproximação do MTG nas questões que envolvem o rodeio.

A grande parte do meio tradicionalista, mais voltado às danças tradicionais é sabedora de que o meio vive e passa por questões difíceis, e divisões que em nada agregam ao meio tradicionalista. Desta feita o MTG/RS procurou a Patronagem do CTG Porteira do Rio Grande para ajudar na desconstrução destas divisões, o que de forma exitosa teve o seu objetivo alcançado, através de algumas reuniões com todos os envolvidos, com o nosso apoio e com o apoio do MTG/SC e MTG/PR. O alinhamento dessas danças é muito importante não só para o Rodeio de Vacaria, mas também para todo o meio que vive e anseia por melhores momentos nos concursos de danças tradicionais.



O CTG Porteira do Rio grande sempre pregou ser favorável a conciliação entre os meios, e de forma respeitosa para com todos os envolvidos, vem respeitando a história que por muitos anos foi construída e também com o objetivo maior de não gerar nenhum prejuízo ao Rodeio Internacional. Sendo assim, somos sabedores da responsabilidade que temos com a cultura gaúcha, e com a nossa história.

Sendo assim no que diz respeito ao Rodeio Internacional da Vacaria afirmamos que:

01° O CTG Porteira do Rio Grande é soberano na organização e na administração do rodeio em tudo que diz respeito ao regulamento dos concursos artísticos, ou seja, não teremos aqui regulamentos de outros eventos.

As Comissões avaliadoras serão criteriosamente escolhidas pela casa, que escolherá pessoas devidamente qualificadas e de renome no meio cultural e artístico do nosso estado, pessoas condizentes e capacitadas para a difícil missão de escolher os melhores entre tantos talentos que aqui desfilarão sua arte.
02° Os encontros preparatórios serão realizados nos mesmos moldes dos encontros das edições anteriores. Assim que houver a disponibilidades de datas coerentes e que não conflitem com outros eventos estaremos divulgando através das nossas mídias eletrônicas oficiais.

03° Para o concurso de danças tradicionais, mais voltados ao quesito avaliação, às questões coreográficas que ficaram acordadas na reunião do dia 04/02 na sede do MTG em POA serão rigorosamente cumpridas. Os blocos de danças serão ajustados conforme regulamento da casa, contemplando as danças que foram discutidas na reunião e mais as que já são tradicionais ao evento, respeitando principalmente as obras de João Carlos Paixão Cortes e Barbosa Lessa para as danças pesquisadas por estes.

04° O CTG Porteira do Rio Grande continuará incentivando e apoiando toda e qualquer manifestação cultural do nosso estado que vise enaltecer e valorizar a cultura gaúcha, seja ela em forma de festival ou eventos, trabalhamos sempre em parceria para fortalecer ainda mais os aspectos sociais ao qual somos inseridos. De forma mais direta continuaremos a oportunizar a vaga aos campeões do FNCG, não consideramos a vaga a final para os campeões deste festival um privilégio, mas consideramos sim, um mérito, alcançado por todo um trabalho realizado ao longo de um ano defendendo nos palcos as mais diversas manifestações culturais oriundas do nosso Rio Grande, sejam elas no campo da declamação, Música, Instrumentais, Chula e Dança, assim como manteremos a vaga a final para o campeão do Sapateio Nacional de chula da cidade de Lagoa Vermelha edição 2018.

05° O CTG Porteira do Rio Grande não se responsabiliza por qualquer postagem em redes sociais, grupos de bate papo sobre o rodeio, que não sejam de fontes oficiais da entidade.

Assim esperamos ter esclarecidos aspectos conflitantes com relação ao Rodeio e finalizar de vez, toda e qualquer discussão sobre o evento, pois é chegado a hora de arregaçar as mangas e trabalhar em prol de nossa festa.
Desde já esclarecemos que o CTG Porteira do Rio Grande, está de portas abertas para bem receber todos os participantes e apreciadores da autêntica festa Gaúcha.
Agradecemos a todos os envolvidos e também ao MTG/RS, MTG/SC, MTG/PR que tanto contribuíram para essa difícil missão de pacificar um meio já tão desgastado.

De 01 a 09 de fevereiro de 2020 todos os caminhos nos trazem a Capital dos Rodeios, nossa querida e lendária Vacaria.
33° Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.


Patronagem do CTG Porteira do Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Publicamos nossos posts novos lá no Facebook - caso desejar deixar seu comentário por lá e seguir o blog, o Repórter Riograndense te espera!