segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Troféu Candeeiro Farrapo será entregue nesta terça-feira


Todos os anos, durante a Semana Farroupilha, a Câmara Municipal de Vacaria entrega o troféu Candeeiro Farrapo à personalidade que se destaca pelo culto e propagação da tradição farroupilha. O prêmio foi criado em 2003 e está sua 15ª edição. 



O homenageado deste ano é o músico Deoroci Fernandes da Silveira. Aos 73 anos, Deoroci vai receber o troféu por dedicar grande parte de sua vida a cantar as belezas do Rio Grande. 

O músico Deoroci Fernandes da Silveira que receberá o troféu Candeeiro Farrapo e o presidente da Câmara Municipal de Vacaria, vereador Mauro Schuller. Foto: Divulgação/Câmara Municipal



O CANTOR

O músico foi um dos fundadores do conjunto Os Caudilhos, formado por Antônio Carlos Borges Cunha, João Maria Pinheiro da Rosa, José Luis Antunes e Heitor Maciel. O grupo conquistou todo o Rio Grande do Sul e propagou a música regional gaúcha Brasil à fora. Deoroci também contribuiu com a formação dos conjuntos Os Vacarianos e Chamamento.


O RADIALISTA

Além de cantar, Deoroci emprestou sua voz às rádios locais. Atuou por cinco anos como locutor nas rádios Fátima e Esmeralda.


O VEREADOR 

Foi eleito vereador para o mandato de 1988 a 1992. Atuou por quase mais uma década como assessor parlamentar. Na vereança, participou da elaboração da lei máxima municipal: a Lei Orgânica. Bom em retórica, era convidado a elaborar os discursos institucionais. 


ENTIDADES TRADICIONALISTAS

Foi sócio-fundador dos CTGs Sentinela da Querência e Rancho da Integração. No CTG Porteira do Rio Grande, atuou como diretor artístico.


CANDEEIRO FARRAPO

Deoroci é um grande apoiador do Candeeiro Farrapo. Todos os anos, mobiliza os gaiteiros para acolher o homenageado com um gaitaço. Empresta sua voz no início das solenidades e, também, ao final, quando entoa o hino rio-grandense. 



A SOLENIDADE DE ENTREGA 

A solenidade de entrega do Candeeiro Farrapo à Deoroci Fernandes da Silveira acontecerá amanhã, dia 11 de setembro, terça-feira, às 21h no CTG Rancho da Integração. O Grupo de cultura nativa Vacaria dos Pinhais é parceiro nesta edição.


Texto de Giana Pontalti – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vacaria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Caso desejar comentar usando o Facebook, siga nossa página na rede!