União Frederiquense de Futebol

segunda-feira, junho 25, 2018


Fundado em 3 de agosto de 2010, o União Frederiquense de Futebol é o primeiro clube profissional da história de Frederico Westphalen.

O clube nasceu com a finalidade de eliminar rivalidades locais, visto que dificilmente seria possível ingressar profissionalmente com qualquer um dos dois principais clubes amadores do município, Ipiranga e Itapagé. Sendo assim, pessoas ligadas aos dois clubes - e também a outros amadores do município - optaram por criar uma nova via, o União Frederiquense. O Ipiranga segue como um clube social, enquanto que o Itapagé atualmente possui ativo somente o futebol de categoria amadora de veteranos.

Escudo do União Frederiquense de Futebol (Foto: redes sociais do clube)


As cores do União Frederiquense foram escolhidas justamente para acabar com qualquer resquício de rivalidade local. Unem-se o verde do Ipiranga, o branco (neutro) e o vermelho do Itapagé.


O União sedia seus jogos no Vermelhão da Colina, estádio locado junto ao Itapagé, com capacidade para 4,5 mil pessoas.

O mascote oficial do União Frederiquense é um leão, denominado Leão da Colina, e o Hino Oficial do clube tem por título "Heroico filho do Barril", ambos escolhidos em concurso aberto aos torcedores em geral.

O União Frederiquense foi filiado na Federação Gaúcha de Futebol em setembro de 2010 e disputou a Divisão de Acesso do Gauchão de 2011 a 2014. Em 4 de junho de 2014 o clube chegou à sua primeira grande conquista, quando obteve uma das três vagas à elite do futebol gaúcho - o Gauchão -, competição que disputou em 2015. Entretanto, o clube alcançou somente a 15ª colocação entre 16 clubes e, assim, regressou de volta à Divisão de Acesso.

Neste ano de 2018 o União Frederiquense inaugurou seu no estádio, a Arena União, que está com 40% das obras concluídas. Após a conclusão total do seu estádio, o clube buscará o acesso a elite do futebol gaúcho o mais rápido possível.

Os objetivos de médio e a longo prazo são se manter na primeira divisão do Campeonato Gaúcho e conseguir uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro.


Fonte: Site do União Frederiquense de Futebol de Frederico Westphalen

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments