quinta-feira, 3 de maio de 2018

Esporte Clube Juventude


O Esporte Clube Juventude foi fundado em 29 de junho de 1913, por um grupo de 35 jovens caxienses apaixonados por futebol. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o verde e o branco, que permanecem desde aquela época. Em curto espaço de tempo, o clube conquistou uma respeitável solidez esportiva, dominando as competições municipais.

Confira agora a linha do tempo da história do Juventude:

Foto: Futwallpapers


1919 – Quinta dos Pinheiros

O presidente Dante Marcucci adquire o campo de jogo do Juventude, que passa a se chamar Quinta dos Pinheiros.

1920 – Papada

Após uma difícil decisão contra o Juvenil, que acontece em Porto Alegre, o Juventude sagra-se campeão da cidade, e sua torcida ganha o apelido, então pejorativo de "papada". A torcida assimila a ofensa e adota o apelido com orgulho até os dias de hoje.

1926 – Heptacampeonato

O Juventude conquista o título de heptacampeão da cidade, aumentando seu prestígio em todos os cantos do estado.

1935 – Primeiro clássico

Em 1935, é fundado o Grêmio Esportivo Flamengo, que viria a ser o maior rival do Juventude. O primeiro clássico é vencido pelo Juventude por 3x1.

1954 – Reconhecimento Estadual

O Juventude é convidado a integrar a "divisão de honra", atual Campeonato Gaúcho, criada pela Federação Rio-grandense de desportos (atual FGF). A Quinta dos Pinheiros é reformada e ganha o nome de "Estádio Alfredo Jaconi", em homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube, falecido em 1952.

1965 – Vice-campeonato

Com um time que muitos consideram o melhor da história do clube, que contava com o futuro Tricampeão mundial Everaldo, o Juventude conquista o Vice-campeonato estadual, o primeiro de um clube do interior após a criação da divisão de honra.

1974- Novo Alfredo Jaconi

Após dois anos de construção, sob a liderança do Presidente Willy Sanvitto, o novo estádio Alfredo Jaconi é inaugurado. Até hoje, o estádio do Juventude é reconhecido por ser um dos mais modernos e funcionais do país.

1975-1976 – Campeão da Copa Governador

O Juventude sagra-se campeão da Copa Governador nas temporadas de 75 e 76, conquistando o direito de disputar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez.

1977 – Campeonato Brasileiro

O Juventude disputa pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro.

1993 – Parceria com a Parmalat

O Juventude assina um contrato de co-gestão com a multinacional Parmalat.

1994 – Primeiro título nacional

Vencendo o Goiás Esporte Clube por 2 a 1, o Juventude conquista o Campeonato Brasileiro da Série B, garantindo o acesso à série A. Também chegou às finais do Campeonato Gaúcho, perdendo para o Internacional na final.

1996 – Vice-Campeão Gaúcho

Vice-Campeão Gaucho, decidindo com o Gremio o título, com Geninho como treinador, e Luiz Felipe Scolari no Grêmio.

1997 - Melhor campanha em brasileiros

Melhor campanha no Campeonato Brasileiro da 1a. divisão. O Juventude se classificou entre os 8 melhores times do país. Terminou o campeonato na 5ª colocação, garantindo vaga na Conmebol, atual Taça Sulamericana.

1998 – Campeão Gaúcho Invicto

Quebrando uma hegemonia de mais de meio século dos clubes da capital, o Juventude sagra-se Campeão Gaúcho Invicto.

1999 – Maior Conquista

Diante de mais de 100 mil pessoas no Maracanã, o Juventude supera o Botafogo de Futebol e Regatas e conquista a Copa do Brasil.

2000 – Libertadores da América

O Juventude disputa, pela primeira vez, a Copa Libertadores da América.

2001 – O primeiro título gaúcho Sub-20

Formador de atletas por natureza, o Juventude conquista seu primeiro título no Campeonato Gaúcho Sub-20.

2008 - Laurinho Guerreiro

O atleta Lauro Antônio Ferreira da Silva, o Laurinho, completa, durante a temporada, 500 jogos com a camisa do clube. Ao todo, Lauro disputou 572 jogos vestindo as cores do Juventude, o último deles, como convidado especial no jogo comemorativo dos 100 anos, contra o Nacional-URU. Além disso, o Juventude investe 450 mil reais no gramado do Estádio Alfredo Jaconi para a modernização do sistema de irrigação, drenagem e no plantio de grama apropriada para competições esportivas de alto rendimento. Neste ano, o Juventude passa a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.

2009 - Início das obras do Centro de Formação de Atletas e Cidadãos - CFAC

É construído o novo centro de treinamento do Esporte Clube Juventude, com estrutura privilegiada, acomodando um miniestádio, quatro campos de treinamento e um ginásio coberto com duas quadras de futebol society.

2010 - Copa São Paulo

O Juventude mostra a força de sua base e chega às semifinais da Copa São Paulo de Futebol Junior. No mesmo ano, torna-se campeão Gaúcho sub-20.

2011 - Copa Laci Ughini

O Juventude sagra-se campeão da Copa Laci Ughini, competição regional realizada pela Federação Gaúcha de Futebol. No Gauchão, torna-se Campeão do Interior.

2012 - Copa Hélio Dourado

Pelo segundo ano consecutivo, o Juventude conquista a Copa FGF, denominada Copa Hélio Dourado.

2013 - 100 anos e o acesso

O Esporte Clube Juventude comemora um século de fundação. Para coroar o feito, consegue o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e conquista o Gauchão Sub-20.

2014 - Copa Serrana

O Juventude é campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol - Região Serrana.

2016 - De volta à Série B

Depois de oito anos entre as Séries C e D, o Esporte Clube Juventude retorna à Segunda Divisão Nacional. Tal feito foi conquistado com um empate em 1 x 1 diante do Fortaleza, em um Castelão com mais de 65 mil torcedores. Na chegada a Caxias do Sul, mais de 4 mil torcedores recepcionaram a delegação, em uma festa emocionante que remobilizou Caxias do Sul no cenário esportivo.

Neste mesmo ano, o Verdão foi vice-campeão gaúcho e Campeão Gaúcho Sub-20.


Fonte: Site do Esporte Clube Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Caso desejar comentar usando o Facebook, siga nossa página na rede!