Sport Club Rio Grande

quinta-feira, abril 12, 2018


Os primeiros movimentos que redundaram na fundação do clube, começam no final do século retrasado e alvorecer do século passado, eis os fatos: A humanidade vivia em clima de paz e de otimismo na velha Europa, uma espécie de coexistência pacifica entre as três potências econômicas da época: Alemanha, Inglaterra e França. Havia muita euforia no mundo, com a expansão acelerada da economia e com novas descobertas.

Germinavam novas ideias e novos ideais, no campo do direito, na economia e na sociologia. Os três gigantes dividiam um mercado próspero e ávido em todos os continentes. O Brasil tinha onze anos de república e seus portos se agitavam em comércio intenso com o exterior.

A cidade de Rio Grande, berço da civilização Rio Grandene , estrategicamente situada no extremo meridional do Estado do Rio Grande do Sul , era inebriada por intensa atividade portuária e fabril. Falava-se em pé de igualdade, o Alemão, o Francês e o Inglês com a Língua Portuguesa. A Sociedade local, era cosmopolita e isto influência as artes, as letras e a cultura em modo geral. As maiores companhias teatrais da época, tinham passagem obrigatória em Rio Grande, oriundas do velho continente.

Os clubes fechados, reuniam os nacionais de cada país. Surgiram clubes Alemães, Ingleses, como os tradicionais Clube do Comércio e Clube de Regatas Rio Grande. O "Sport" na Europa surgiria numa modalidade viril que vinha se tornando o encanto da juventude. Era o "Foot Ball", disputa que exigia muita coragem dos competidores.

A notícia chegou rápida, e nesse ambiente, um grupo de jovens de 20 a 25 anos, resolveram se reunir para organizar um Clube esportivo que viesse a difundir no solo Pátrio, a atraente modalidade. Foi quando o jovem alemão Johannes Christian Moritz Minnemann nascido em Hamburgo em 17 de julho de 1875, reuniu alemães, ingleses, portugueses e brasileiros, com o fito de fundar um Clube, nos escritórios da extinta firma Thonsen & Cia, Johanes Minnemann , além de fundador, foi orador , secretário, guarda esportes e atleta, e conseguiu projetar e realizar a fundação do Sport Club Rio Grande.

Ele estava a pouco tempo no Brasil e ainda dominava muito mal o vernáculo. Como secretário do grupo fundador, ajudou a redigir os documentos iniciais no mais puro alemão. Razão pela qual os registros da fundação do Clube estão escritos neste idioma, em caracteres góticos. O entusiasmo de Minnemman era contagiante. Assim programada a reunião inicial marcada para o dia 14 de julho de 1900, sábado, com início às 20h30min, sendo escolhido o local da "Casa dos Atiradores" também conhecido pelo nome germânico de "Tiro Alemão". A convocação era também para um "match", que seria realizada na mesma manhã, entre ás 9h e 10h30min, com a participação das equipes A e B. Prova-se assim, com este documento oficial , que já se praticava o esporte bretão , nos campos da cidade do Rio Grande. Porém não foi ainda no dia 14 de julho de 1900, a lavratura da ata de fundação.

Foi marcada então nova data. Seria uma terça-feira, dia 17 de julho, na sede do Clube Germânia, no prédio situado a rua Benjamim Constant esquina Conde de Porto Alegre, atualmente mais recentemente conhecida como 'Sociedade Cruzeiro do Sul', alteração sofrida em 1952, ao reabrir suas portas, fechadas com a eclosão da II Guerra Mundial em 1943 . O Clube Germânia, fundado em 1863, era á época, uma sociedade chamada fechada , privada a alta sociedade Alemã e aos seus familiares .

Assim na noite de 17 de Julho de 1900, houve um protesto de um dos associados, que não concordava com a concessão da Sede para realização de uma reunião que também congregava elementos de outras raças. Foi preciso um esforço intenso dos interessados de nacionalidade alemã para a realização da reunião no sentido de contornar o impasse, sendo finalmente a mesma sido realizada na quinta-feira, 19 de julho de 1900, no referido Clube Germânia, quando foi fundado o Sport Club Rio Grande.


Foto: Fut Pope Clube


Dessa reunião existe até hoje o texto do discurso pronunciado por Johannes Minnemann, em língua alemã. Estavam presentes à reunião, os cidadãos de diversas nacionalidades, que assinaram a Ata de Fundação:

Em 12 de julho de 1901, foi realizado uma Assembleia Geral, ficando na ocasião estabelecido, que as cores do clube seriam as mesmas da Bandeira Rio-grandense: verde, vermelho e amarelo. Diga-se de passagem, que a história do futebol está intimamente a pessoa de Charles Miller, nascido em São Paulo, em 24 de outubro de 1874. Estudou no Reino Unido, retornando ao Brasil em 18 de fevereiro de 1894. Foi neste ano que introduziu a prática do futebol no seu clube, São Paulo Athletic Club, que tinha como principal atração o "Cricket".


Em 1904 o Sport Club Rio Grande adquiriu o seu campo no Boulevard Buarque de Macedo. Este campo foi comprado pela importância de Cr$ 1.200,00 (mil e duzentos). Até então, as partidas eram disputadas no local onde existiam as oficinas da Viação Férrea, na cidade marítima.

Em 23 de Outubro de 1968, o Interventor federal Gen. Armando Cattani, por Lei Orgânica 1979 art. 62, denomina "VETERANO S. C. RIO GRANDE", travessa da vila São Paulo e o considera de utilidade pública.

Em 22 de julho de 1975, o Almirante Heleno Nunes enviou o Ofício nº PRE (SAD) 7111, confirmado pelo Ofício PRE (SAD) 7281, com o seguinte teor: "Em adiantamento ao nosso Ofício 7111 de 22 do corrente, informamos V.S. ter sido anotado, nos registros da Confederação Brasileira de Desportos, que o Sport Club Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do Brasil.

Em 28 de Julho de 1975, a Extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), sucedida pela atual CBF, envia Oficio Pré (SAD) nº 7281, informando que o clube foi anotado como clube de futebol Mais Antigo do Brasil, assinado pelo Pres. Heleno de Barros Nunes e Pres. Do S. C. Rio Grande Jorge Numa.

Em 1976 : Lei 7022 de 10 de Novembro, por iniciativa do então Deputado Estadual Adolpho Pugina, considerando o Dia 19 de Julho, o "Dia do Futebol Gaúcho". O citado projeto foi assinado pelo presidente da Assembléia Legislativa Deputado João Carlos Castal.

Em 1978 : Aquisição da gleba de 25 ha. 3750 metros quadrados, situada na Vieira, seis quilômetros da cidade, onde hoje está implantado o Centro Esportivo Dênis W. Lawson. A referida compra foi viabilizada, através de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal, resgatado totalmente em Maio de 1979.

Em 24 de Setembro de 1992, é criada a Fundação Sócio Cultural Esportiva do Rio Grande - FUNSERG a qual a partir desta data fica responsável por todo patrimônio do SCRG incluindo principalmente os imóveis da Av. Itália e Gal. Bacelar e prédio da Sociedade Germânia, esta última por razões históricas.

Em 2000, como homenagem ao centenário do Clube, o Sport Club Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para participar da 1ª Divisão Gaúcha, do ano 2000. Esse campeonato recebeu o nome de “Copa Sport Club Rio Grande – Um Século de Futebol”. Jogou a 1ª Fase no Grupo 1, junto com Esportivo, Caxias, São José-POA, Veranópolis, Pelotas e Inter-SM. Acabou na 5º colocação, com 12 pontos em 12 jogos. Pela campanha, não seria rebaixado, mas voltou para Segunda Divisão por ter sido apenas convidado. Naquele mesmo ano, acabou também jogando a Segunda Divisão (pois essa começou meses depois). Além do convite para disputar o Gauchão, o Vovô Rio Grande realizou um jogo festivo para comemorar os '100 Anos', recebendo no Estádio Colosso do Trevo (Estádio do coirmão Football Club Rio-Grandense) o Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro. O embate entre tricolores acabou em vitória do "scratch" carioca, por 1 a 0.

Em 2000, o Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann surgiu no mesmo ano do centenário do Clube. Foi idealizado por Helena Portella, conselheira do Clube, e de lá para cá vem trabalhando incessantemente na preservação do material histórico encontrado. Dentre esse material, destaca-se o acervo de fotos, com datas desde 1900, bem como documentos, jornais, flâmulas, taças, entre outros.Os documentos encontram-se em fase de organização e recuperação, e podem ser conferidos por quem visita o espaço do Memorial. No Memorial do clube, têm-se catalogados, um pouco da história do esporte mais popular do País: 3700 registros de jornais; 1700 documentos históricos; 1230 fotos; 270 taças e troféus; 51 fitas de vídeo; 48 placas; 4 bolas; 15 medalhas; 47 flâmulas e 24 diplomas.


Em 2009, foi criado a atual e oficial mascote do Clube 'Mais Antigo' do futebol brasileiro, pelo talentoso chargista e jornalista ilustrador Lorde Lobo, adepto torcedor do Vovô, natural da cidade do Rio Grande/RS, onde mora até hoje.

Em 16 de Agosto de 2009, foi inaugurado o Sistema de Iluminação do Estádio Arthur Lawson, acontecimento histórico que fazia parte da Programação de Festividades em comemoração aos '109 Anos' de fundação do Sport Club Rio Grande, ato de relevante importância na História do Clube, feito que coroou as competentes gestões, de 2007/2008 e 2009/2010, pela Direção do Clube, no então mandato do Presidente Alexandre Lindenmeyer.

Na mesma data, após grandioso Ato Cerimonial, foi disputada a partida inaugural do Sistema de Iluminação, jogo que marcou a estréia do Veterano Rio Grande na Copa Arthur Dallegrave, competição oficial organizada pela Federação Gaúcha de Futebol, realizada no segundo semestre da temporada, o adversário foi o Sport Club Internacional, que em partida movimentada e muito disputada, contando com maciça presença de adeptos torcedores do tricolor Veterano, terminou em vitória de um a zero, a favor do visitante.

Em 11 de Janeiro de 2011, data que marcou a colocação do primeiro bloco da construção da nova arquibancada do Estádio Arthur Lawson, construída com o formato de uma ferradura, a nova arquibancada acrescentou mais 1.800 (mil e oitocentos) lugares no Estádio, que são utilizados e divididos, entre os torcedores visitantes e os adeptos tricolores.

Também foi construída a tela de proteção em toda extensão da arquibancada, com a distância normatizada e exigida pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo são sete módulos de arquibancada, com seis degraus, totalizando 120 metros de comprimento. A obra apresentou o custo total de R$ 125 mil (cento e vinte cinco mil) e está localizada de fundos para o condomínio Waldemar Duarte. Obra concretizada na gestão do então Presidente Luiz França.

Em 2014 o Sport Club Rio Grande garantiu uma marca histórica no futebol gaúcho, com o título da Série B do Gauchão e é, juntamente com o Guarany Futebol Clube, da cidade de Bagé/RS, um dos únicos clubes do Rio Grande do Sul a conquistar o título de todas as Divisões estaduais, triunfando na Primeira Divisão em 1936, a Segunda Divisão em 1962 e a Terceira Divisão em 2014.



Fonte: site do Sport Club Rio Grande

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments