Volmir Dutra & Grupo Criado em Galpão

sexta-feira, março 23, 2018


Volmir Dutra foi integrante do grupo Os Serranos durante sete anos, com cinco CDs gravados e durante dois com João Luiz Côrrea, gravando dois discos.



Campeão de dois dos maiores festivais de gaita-ponto do Rio Grande do Sul: Fegart e Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.



Como compositor tem músicas gravadas por Joca Martins, Os Serranos, João Luiz Côrrea, Tchê Barbaridade, Walther Morais e tanto outros. Compositor de sucesso como: O Rio Grande me Criou, Parando Rodeio, De Rodeio em Rodeio, Rebeldia e entres outros.





O Grupo Criado em Galpão foi fundado em 6 de setembro de 2000, por Volmir Dutra e Walther Morais. Atuou em bailes e shows, apresentando-se nos maiores eventos de música do sul do país como:


Expointer em Esteio-RS;

Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria-RS;

Carijó da Canção Nativa em Palmeira das Missões-RS;

Um Canto Para Martin Fierro em Santana do Livramento-RS;

Festival da Música Crioula de Santiago-RS;

Festa da Maçã São Joaquim-SC;

Rodeio dos Praianos-SC;

Expo Sorriso em Sorriso-MT;

Semana Farroupilha de Boa Vista em Roraima.



Com a gravação do seu primeiro disco em 2003 pela gravadora USA Discos com o título Baile de Rodeio, destacaram-se as músicas que rodaram muito e ainda rodam nas emissoras de rádios e internet. São elas: De Chapéu, Bombacha e Bota, Rodeio da Paixão, Peão de Estância e Chiado do Chinelo.



Em 2004, o Grupo Criado em Galpão teve participação no DVD Festa Gaúcha gravado ao vivo pela gravadora USA Discos, com as músicas De Chapéu, Bombacha e Bota” e Peão de Estância.



Em maio de 2005, o grupo lança pela USA Discos seu 2º CD, com o título De Campo e de Mato, com um repertório de ritmos variados mantendo o estilo do grupo. Músicas deste álbum mais tocadas: De Campo e de Mato, Suando a Picanha, Um Paisano Domador, Santuário Galponeiro e Se Guasqueando pra os Dois Lados.



Em 2006 o Criado em Galpão participou do DVD Fábrica do Vanerão, gravado e lançado pela USA Discos com as músicas De Campo e de Mato, Se Guasqueando pra os Dois Lados e Eco das Coxilhas.



Em 2010 foi lançado o CD coletânea com o título Bom de Baile. Este disco contém os sucessos gravado até então pelo grupo. Durante o período em que o Criado em Galpão não gravou um disco inédito, dedicou-se a viajar pelos três estados do Sul do Brasil divulgando o trabalho e fazendo o que faz de melhor, baile gaúcho.



No ano de 2011 o grupo gravou seu 3º CD com o título Filosofia de Canto já com o nome Volmir Dutra & Grupo Criado em Galpão.



Em 2018 com a direção de Volmir Dutra e Daniel Pinheiro o grupo está preparando um novo trabalho, com a marca tradicional “Criado” o gauchismo.



O grupo tem um tranco bem fandangueiro, com definição musical e estilo próprio. Com ritmos e temas autênticos gaúchos, tocando e cantando os usos e costumes do Rio Grande do Sul, levando a cultura gaúcha além-fronteiras da música.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments