sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A Lenda da cigana no Rodeio de Vacaria

O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é conhecido como a maior festa da tradição gaúcha e uma das maiores da América Latina.

A cada edição, que acontece de dois em dois anos, delegações do Brasil e dos países do Mercosul vem celebrar e cultuar as tradições do Rio Grande do Sul.
 
Foto: Click Vacaria
Uma das coisas que fazem o Rodeio de Vacaria ser lembrado em todo o Brasil é a famosa lenda da cigana. Diz a lenda, que em Vacaria, em 1964, uma cigana pediu um copo d'água ao patrão de um dos Centros de Tradição Gaúcha (CTG) da cidade, e ele teria negado.

Revoltada, ela teria jogado uma praga de que choveria em todos os rodeios da cidade, para que ninguém mais ficasse sem água.

Desde então, toda edição do rodeio teve pelo menos um dia de chuva. Coincidência ou não?

Esta lenda é antiga, sendo conhecida por todos os moradores da Vacaria.  A lenda da cigana já ganhou diversas versões e até uma música que concorreu no 9º Festival Cante uma Canção em Vacaria, que aconteceu durante o 30º Rodeio Crioulo Internacional em 2014.


A música “A Lenda da Cigana” foi interpretada pelo cantor Cristiano Quevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Caso desejar comentar usando o Facebook, siga nossa página na rede!