Rádio Esmeralda

segunda-feira, dezembro 04, 2017

A Rádio Esmeralda FM 93,1 de Vacaria foi fundada em 4 de dezembro 1960 por Humberto Ferruccio Campetti e Caetano Ferruccio Campetti. A emissora estava em prédio próprio na Praça Daltro Filho. Na época era gerente geral da rádio Bruno Campetti e diretor administrativo Luiz Alves de Lima.

A Rádio Esmeralda nasceu como uma Empresa S/A. Pertenceu aos Irmãos Laucir e Lauro Bíglia. Também foi proprietário Ariovaldo Júlio de Oliveira e Protásio da Paixão Ferreira.

Logo da Rádio Esmeralda FM 93,1 de Vacaria


A emissora no início dos anos 80 instalou-se no Edifício Centro Liberal, Praça Daltro Filho e mudou seu nome fantasia para Rádio Cidade. Gerente da época Pedro Domingos Fatori.

O Grupo Rodhial de Lagoa Vermelha, Rodial Guadagnin, comprou a emissora. Gerente e sócio era Aldoir Nepomuceno. Voltou a chamar-se Rádio Esmeralda.

A emissora se instalou na Rua Farroupilha, 110, Centro (endereço atual). Em 21 de julho 1991, fundou-se a Rádio Esmeralda FM.

Em 1993 Luiz Geraldo Beneton comprou a Rádio Esmeralda AM e FM, retomando assim o controle acionário da empresa que passou a ser a partir daí a única emissora, eminente local que trabalha com recursos humanos locais e reinveste na comunidade local. O novo proprietário implantou um novo sistema irradiante.


Os transmissores passaram para área de propriedade da Rádio, no KM 4, BR 285. Novos equipamentos, transmissores e antenas foram adquiridos e implantados a partir de 1997. A empresa decidiu investir em novos profissionais que se juntaram aos que já trabalhavam na empresa, formando assim uma grande e qualificada equipe, o que lhe garantiu audiência sólida e recita de acordo com os planos da empresa.
Em 2004, a Rádio Esmeralda passou por uma transformação inédita.

Com a venda do canal de AM para a Canção Nova, aconteceu uma quebra de paradigma, toda a programação do AM juntamente com toda a equipe, passou a atuar no sistema de FM e surpreendeu até mesmo os mais céticos dos críticos. Com uma programação calcada em jornalismo, informação, entrevista, unidade móvel, debate, transmissão esportiva, prestação de serviço, musical popular e qualidade incomparável de som que só o FM traz, alcançou até hoje uma invejável posição nas pesquisas de audiência realizadas pela Podhium, Focus, Fama e aqui de Vacaria, o Mérito Lojista Empresarial conferido pelo CDL e CIC.

A Rádio Esmeralda atua explicitamente no mercado de Vacaria, mas tem significativa audiência nos municípios adjacentes como: Antônio Prado, Ipê, São Marcos, Campestre da Serra, Esmeralda, Pinhal da Serra, Lagoa Vermelha, Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, São Joaquim, São José dos Ausentes e toda a Região Serrana.


Em Outubro de 2012 teve início a obra das novas instalações, situada na esquina das Ruas Otávio Roxo com a Manoel de Brito, no Bairro Cristina. Contará com uma estrutura de aproximadamente 1.000m², equipamentos de última geração, espaço amplo, estacionamento próprio.

Por tudo isso que se justifica o slogan de “A Mais Popular”.

Foto e Texto: Facebook da Rádio Esmeralda

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments