Legendária Vacaria

sábado, outubro 22, 2016


Monumento ao Ginete - crédito: Mateus Rosa
Vacaria faz hoje 166 anos, no entanto, seu nome remonta o século XVII, talvez, 1692, conforme pedra jesuítica que encontra-se no museu municipal. Portanto, lá se vão 324 anos de muitas histórias.

A história de Vacaria iniciou-se no fim do século XVII, com o processo de demarcação e criação da Baqueria de Los Pinares pelos Jesuítas e índios Guaranis.

As vacarias eram repositórios de gado que estavam localizadas em regiões distantes dos núcleos urbanos. De certa forma, constituíam uma fronteira aberta do espaço missioneiro. Os limites eram imprecisos e o gado reproduzia-se sem a intervenção do trabalho humano.

Segundo Manoel Duarte, é por volta de 1740 que aqui se fixaram os primeiros povoadores, já ciclo do Tropeirismo, com a abertura das estradas das tropas.

Os primeiros povoadores estabelecem-se na região por volta de 1750, dentro do contexto envolvendo o Tratado de Madrid. E nesta década de 1750, que são feitas as primeiras concessões de sesmarias na região pelo Reino de Portugal a portugueses, ilhéus açorianos, lageanos, lagunenses, paulistas, bem como da Lapa.

Em março de 1761 foi ereta uma capela curada ficando sob a jurisdição da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, na época distrito de Laguna. Ficando conhecida por Capela do Continente de Viamão, Capela da Serra e Capela do Distrito dos Pinhais.

Pode-se efetivamente falar em povoado constituído na região em 1768, onde a capela foi elevada em categoria de freguesia, com pároco constituído. A Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira da Vacaria foi criada no dia 20 de Dezembro de 1768, por Portaria assinada pelo Bispo do Rio de Janeiro Antonio do Desterro.

Em 22 de outubro de 1850, Vacaria foi elevada a categoria de Vila. E em 21 de novembro de 1936 a Vila de Vacaria foi elevada a categoria de Cidade.

Parabéns Vacaria pelos seus 166 anos de emancipação!
 Repórter Riograndense


Fonte: Você na Banda


Te aprochega e confira música oficial de Vacaria, Uma Canção Pra Vacaria

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments