Tipos de nó para lenço gaúcho

terça-feira, janeiro 02, 2018

Uma das peças mais importante da indumentária gaúcha é o lenço. Uma legítima pilcha tem que ter um lenço para destaca-la. Pode ser maragato (lenço vermelho) ou chimango (lenço branco) ou qualquer outra cor.

Imagem: Casa da Tradição de Vacaria

Antigamente o lenço era usado apenas por homens. Hoje em dia, as mulheres que usam bombachas também podem usar, principalmente se forem laçadoras ou ginetas.

Hoje, graças ao YouTube, qualquer vivente pode aprender a fazer qualquer tipo de nó para lenço gaúcho. Existem várias possibilidades de nó que vão destacar o peão em fandango ou em rodeio.

Por isso, compartilho com os leitores do Repórter Riograndense alguns tipos de nó. Se caso esqueci algum tipo nó pode deixar o nome nos comentários:

Simples ou chimango

Identificou-se com o lenço branco usado pelos pacifistas e opositores aos maragatos nas Revoluções Federalistas de 1923 e 1930, sendo assim apelidados de chimangos. Este nó também pode ser dado em lenços nas cores: azul-claro, azul-escuro, verde, amarelo, branco, preto, preto-branco, verde-claro, bege, marrom, vermelho-branco, bicolor e multicor.

Quatro cantos, rapadura ou maragato

Adotado pelos rebeldes farroupilhas que o usavam em seus lenços vermelhos durante a Revolução Farroupilha. Aceita-se ainda este nó em lenços: encarnados, colorados, pretos e preto-brancos.

Alguns modelos de nó de lenço gaúcho


Saco de touro, três galhos e amizade

Também chamado de nó Farroupilha, é usado em lenços de cores: encarnada, vermelha, colorada, verde, preta e preto-branca.

Crucifixo

Ficou assim conhecido porque, ao modo de usá-lo, parece o peão estar com um crucifixo no pescoço. Muito usado em missas e festas religiosas não havendo restrições quanto a cor de lenço para seu uso.

Pachola

Possui duas posições, destro e canhoto, identificando, assim, o peão que o usa. Pode ser usado em lenços de todas as cores, exceto em preto e preto-branco.

Papagaio, soledade ou triangular

Um dos mais belos nós, não havendo restrições quanto à cor do lenço em que vai ser usado.

Namorado


Possui três posições na medida em que os nós são afastados sendo elas: apaixonado, se o nó estiver apertado; querendão, se houver espaço entre os nós; e livre se o espaço se alargar. Pode ser usado em lenços de todas as cores.


Fonte: Jornal Folha Sul


Te aprochega e confira a história do lenço gaúcho.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments