Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart

sexta-feira, novembro 17, 2017

A tradição do Rio Grande do Sul não se resume apenas as atividades campeiras. A riqueza da cultura gaúcha vai muito além, como por exemplo, as danças tradicionais.

A maioria dos rodeios crioulos possuem provas artísticas que atraem a atenção dos visitantes como as invernadas de CTG’s dançando os ritmos gauchescos, assim como a trova e a declamação.

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) é um dos maiores festivais culturais da América Latina, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Desde de 1997, a etapa final acontece no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
 
Foto: Site do Enart 2017 - Divulgação
A primeira edição do festival – na época era chamado de Fegart – aconteceu em 1986 na cidade de Farroupilha. No início era apenas uma competição entre CTG’s. Ao longo dos anos, o número de competidores cresce a cada edição. Foram agregadas outras categorias concorrentes e que abrangem diferentes aspectos da cultura gaúcha. Estima-se que na fase final do Enart reúne cerca dois mil competidores.

Antes da fase final, acontecem as etapas regionais e inter-regionais. Na fase regional que acontece nos meses de maio, junho e julho classificam-se sete competidores de cada modalidade para a próxima fase.

A fase inter-regional acontece no mês de agosto, sendo que são três fases inter-regionais envolvendo todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul. Nessa fase classificam noves competidores de cada modalidade para final que acontece sempre no terceiro final de semana de novembro em Santa Cruz.

Em algumas modalidades, como Danças Tradicionais (a principal modalidade do encontro), existe mais uma fase, que ocorre no terceiro dia da fase final, chamada de finalíssima, onde um certo número de competidores é selecionado para se reapresentar.

As modalidades do Enart são as seguintes:

Conjunto instrumental: Cada grupo executa duas músicas de ritmos distintos sorteados, podendo ser de autoria própria. Não há acompanhamento vocal e os grupos possuem no mínimo três e no máximo oito músicos, cada um tocando um instrumento.

Violino ou rabeca: O concorrente apresenta uma música apenas instrumental (que pode ser de autoria do participante), sem acompanhamento, com o ritmo previamente sorteado.

Gaitas: Conta com apresentação individual de uma música, que pode ser de autoria do participante. Cada concorrente escolhe três gêneros dentro de uma listagem, que inclui vanerarancheirapolca e bugio, dentre outras. Antes do participante subir ao palco, há um sorteio do ritmo a ser apresentado. Esta modalidade traz cinco subdivisões, nas quais variam os instrumentos: gaita pianogaita de botão até 8 baixosgaita de botão mais de 8 baixosgaita de boca e bandoneon.

Violão: Tem o mesmo formato da modalidade Violino: apenas instrumental e com sorteio do ritmo antes da apresentação.

Viola: Segue a mesma estrutura das modalidades Violino e Violão.

Chula: É uma dança masculina que consiste no desafio entre dois peões de CTGs diferentes, e onde eles dançam sapateando sem tocar a lança de madeira que está disposta no chão. O gaiteiro toca um ritmo específico para cada apresentação.
 
Foto: Página do Enart no Facebook 

Danças tradicionais: É a modalidade mais importante do Enart e é dividida em Forças A e B. São 80 grupos, sendo 40 em cada divisão. Têm 20 minutos para fazer sua apresentação que inclui entrada (dança de criação livre mas inspirada em elementos da tradição gaúcha), três danças clássicas tradicionais e saída (mesma premissa da entrada). São 25 danças tradicionais, entre elas anucana verdexote de sete voltas e pau de fitas. Os grupos só tomam conhecimento de quais danças apresentarão poucos minutos antes do espetáculo, por meio de sorteio. A avaliação leva em conta critérios como harmonia, interpretação artística e correção coreográfica. Cada grupo de dança tem um conjunto musical próprio, que toca as músicas ao vivo.

Danças gaúchas de salão: Desta modalidade participam casais que precisam conhecer ritmos gaúchos de salão, como vaneravalsamilongachamamé e xote. Antes da apresentação há o sorteio do ritmo a ser apresentado e, depois, há uma avaliação coletiva dos casais concorrentes em um salão, no estilo baile.

Causo gauchesco de galpão: É um concurso individual, onde o concorrente conta ao vivo, para a plateia e para a comissão avaliadora, a sua história.

Pajada: Os concorrentes fazem, de improviso, um canto lento, quase uma declamação, com estrofes de dez versos.

Concurso literário gaúcho: Os concorrentes enviam obras inéditas (contos ou poesias) ao MTG, para avaliação de uma comissão que escolhe os melhores trabalhos, sendo o vencedor anunciado no final do Enart.

Declamação: É oconcurso individual de poemas, geralmente de autoria de poetas gaúchos, com temas regionalistas. O declamador recita a obra (que não é inédita) acompanhado de um violonista. Há divisão entre homens e mulheres.

Trova galponeira: É o concurso de desafio entre dois concorrentes, de improviso e através de versos rimados, com tema proposto na hora. Há três subdivisões, nas quais há variações de estilos: campeira ou mi maior de gavetão, martelo e estilo Gildo de Freitas.

Conjunto vocal: Os grupos concorrentes são constituídos por no mínimo três e no máximo oito cantores, cantando com no mínimo três vozes distintas. A música pode ser de autoria própria e o ritmo é sorteado previamente.

Solista vocal: O concorrente canta uma cançãio, que é sorteada antes da apresentação, entre três canções de ritmos diferentes. É permitido acompanhamento e arranjos instrumentais e a música pode ser autoral. Há divisão entre homens e mulheres.


Seleção: Somente entidades e seus associados filiados ao MTG, maiores de 15 anos, podem participar do Enart. O foco da competição são artistas amadores, exceto os músicos das Forças A e B de Danças Tradicionais, que podem ser profissionais.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments