Gaúchos na mídia nacional

segunda-feira, abril 03, 2017


Eu escrevi no dia 20 de setembro de 2015 a postagem “De Bota e Bombacha” falando sobre a música gaúcha a nível nacional. Na ocasião falei dos poucos artistas do Rio Grande que já tiveram destaque no cenário nacional. Eu citei o exemplo do Tchê Garotos.
                           
O Padre de Alessandro Campos, amante da cultura gaúcha, sempre abriu espaço para os grupos do Sul em seus programas como o Aparecida Sertaneja para os grupos Os Monarcas, Os Serranos e João Luiz Corrêa. Mesmo o padre Alessandro Campos ter trocado a TV Aparecida pela Rede Vida, ele continuou abrindo espaço para os grupos gaúchos como Os Mateadores e Os 4 Gaudérios no programa Família Sertaneja.

Mariangela Zan, que substituiu o Padre Alessandro Campos na apresentação do Aparecida Sertaneja, já convidou grupo Tchê Guri para se apresentar no seu programa. O cantor nativista Joca Martins já participou do Programa do Ratinho do SBT.

Mas neste ano um gauchinho de Estância Velha chamado Thomas Machado,  conquistou o Brasil com seu jeito doce, puro e sincero participando do programa The Voice Kids da Rede Globo. Amante do tradicionalismo, em todas as apresentações, o jovem talento se apresentou pilchado.

O vencedor do The Voice Kids Thomas Machado ao lado de Ivete Sangalo. Foto: Site Zero Hora

Com mais 52% dos votos, Thomas Machado foi o vencedor da segunda edição do The Voice Kids. Na sua primeira apresentação ele cantou e tocou Beijinho Doce, clássico da música sertaneja. Ele escolheu de fazer parte do time de Ivete Sangalo.

Até a final, Thomas cantou músicas sertanejas, mas na grande final ele cantou Asa Branca, sucesso do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 

Daí vem uma crítica minha. A produção do The Voice Kids poderia ter deixado o Thomas Machado cantar uma música aqui do Rio Grande do Sul como Querência Amada ou Eu Sou do Sul.

Mas como um bom gaúcho que ama esta terra, quando Thomas Machado deu entrevista para o Fantástico, ele tocou um pedaço de Querência Amada de Teixeirinha para todo o Brasil. No programa Encontro com Fátima Bernades, Thomas ensinou a apresentadora como se dança o xote gaúcho.
`
Thomas Machado é um orgulho para todos os tradicionalistas. Ele conseguiu unir todos os artistas gaúchos, dos nativistas até os “tchê”. Por um instante a música gaúcha ficou unida para apoiar o nosso gauchinho de ouro.

Agora é hora das nossas músicas ganharem o público do resto do país. O que me deixa indignado é ver uma música que tem o refrão “MEU PAU TE AMA” que foi modificada para “O PAI TE AMA” para poder tocar nas rádios e televisão fazer sucesso no país inteiro. Inclusive aqui no Rio Grande do Sul. Pior é ver o Faustão chamando o vanerão de “o forró do Sul”.

A nossa música é de qualidade. Nos festivais nativistas surgiram músicas como Guri, de César Passarinho e A Vida de Cabelos Brancos de Nilton Ferreira. Os músicos dos grupos gauchescos são talentosíssimos, pois eles tocam todos os estilos musicais, diferente de alguns roqueiros de garagem que só sabe tocar rock e acham que são músicos.

Parabéns Thomas Machado pela conquista. Que está vitória no The Voice Kids marque o início de carreira de sucesso que será vitoriosa com do seu ídolo Gildinho do grupo Os Monarcas.


Um abraço do tamanho do Rio Grande!



Te aprochega e confira o Thomas Machado interpretando o clássico Asa Branca na final do The Voice Kids:




Te aprochega e confira também o texto De Bota e Bombacha.



APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments