Como preparar um bom tereré


Aqui no blog Repórter Riograndense você já conferiu várias postagens sobre chimarrão. Com a chegada do verão é preciso beber uma bebida refrescante para matar a sede neste calor. Você pode preferir tomar um suco, refrigerante, cerveja ou chá gelado. Mas que tal experimentar um tereré?

Eu nunca tomei tereré, mas tenho vontade de experimentar um dia. O tereré mais comum no Centro-Oeste do Brasil e no Paraguai. Em algumas de regiões de Santa Catarina e do Paraná também o hábito de tomar o mate gelado.

Mas os gaúchos? Aqui no Rio Grande do Sul o hábito mesmo é tomar chimarrão tanto no inverno como no verão. Se você gosta de chimarrão não custa nada experimentar o tereré. Isso vale também para os apreciadores de tereré a experimentar o chimarrão. Você encontra em muitos mercados os dois tipos de ervas-mates para preparar cada bebida.

Recentemente aprendi a fazer um chimarrão, mas quero também preparar um tereré. Você vai ver que o preparo das duas bebidas é bem parecido. No dia em que eu experimentar o tereré, farei uma postagem aqui no blog contando como foi. As dicas de preparo do tereré a seguir eu achei no blog Clube do Tereré Porto Velho. Que tal experimentarmos algo novo neste verão? O tereré é uma boa pedida!

Material necessário:

Erva-mate para tereré de sua escolha;

Uma guampa, na falta da mesma pede-se usar um copo de vidro ou plástico;

Uma bomba para Tereré;

Dois litros (2L) de água com muito gelo acrescida do suco de dois limões;


Preparo:

1. Coloca-se a erva-mate na guampa até aproximadamente 2/3 da sua capacidade.

2. Tapando a boca da guampa com a mão, procura-se através de leves movimentos, para cima e para baixo, separar, os talos e palitos da erva propriamente dita.


3. Inclina-se a guampa mais ou menos 45° e retira-se a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior, formando uma trama que facilitará a entrada da água na peneira da bomba.


4. Na mesma posição anterior, despeja-se a água gelada.

5. A colocação da bomba é um momento decisivo no preparo de um bom tereré. Tapando-se o bocal com o polegar, introduz-se a bomba no lado cheio de água da guampa, até o fundo. Com movimentos de pulso, procura-se a melhor posição para que ela fique firme. Retira-se o polegar e observa-se o nível da água, que deve baixar alguns centímetros. Isto prova que o tereré está desentupido.


6. Com a guampa já na posição vertical, coloca-se a água gelada.

7. O tereré está pronto. O primeiro mate já pode ser ingerido.

OBS: Essas dicas de preparo do tereré também vale para preparar o chimarrão. Só troque a guampa pela cuia, água gelada ou suco pela água quente (nunca fervendo) e use a erva-mate apropriada para o chimarrão.

Eu recomendo você ouvir um vanerão enquanto tomar chimarrão ou um chamamé ao saborear o tereré. Boa mateada!


Fonte: Clube do Tereré Porto Velho

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Caso desejar comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo.

UA-98153082-1