Shana Müller

sexta-feira, setembro 09, 2016


Shana Goulart Müller nasceu em Montenegro-RS no dia 12 de fevereiro de 1980. Ela é jornalista, cantora da música regional, apresentadora de Festivais nativistas do Rio Grande do Sul e do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, ao lado de Neto Fagundes.

Biografia

Ela iniciou sua carreira musical no tradicionalismo gaúcho aos 8 anos de idade, tendo participado de várias edições do Fegart/Enart, como solista vocal e integrando os conjuntos vocais de grupos de dança, mas seus primeiros passos na música foram dados a partir da gravação de "Vitória-régia", com o cantor Wilson Paim, música de grande repercussão e que fez com que Shana se firmasse de maneira destacada no meio artístico cultural do estado. Posteriormente gravou mais duas composições com Paim: "O Beija-Flor e a Rosa" e "Recanto da Esperança", que também tiveram destaque. Em 2001, junto com o CTG Aldeia dos Anjos, participou do Festival Mundial de Folclore de Drumondville, no Canadá, gravando o disco The Sound of the South Brazil (O Som do Sul do Brasil), interpretando várias músicas do repertório nativista e do folclore rio-grandense.

Além da carreira de cantora, Shana também atua como apresentadora de eventos. É formada em Jornalismo pela PUCRS e radialista pelo curso da Feplam. Trabalhou de 2000 a 2006 na Rádio Rural AM 1.120, veículo integrante do setor rural do grupo RBS, onde exerceu as funções de Coordenadora de jornalismo, apresentadora do programa Na Estrada dos Festivais e Revista Rural, além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinenses.


O ano de 2004 marcou a retomada da carreira de Shana Müller. Com músicas da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, a cantora traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo e que hoje faz da música gaúcha referência nacional. Cantando milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, Shana Müller mostra no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira. Preenchendo um espaço feminino que existia nesta linha de interpretação, Shana Müller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho.

A cantora já participou de diversos festivais de música do estado e já realizou espetáculos também nos estados de SC e PR. Shana é considerada a cantora revelação da música regional gaúcha e faz parte da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul. Shana Müller atuou em outros países, como Uruguai e Argentina, em festivais de folclore, dividindo o palco com nomes como Luiz Carlos Borges e Yamandu Costa por diversas vezes.

Em junho de 2008, esteve como convidada do show da grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, em Cachoeira do Sul. Shana integra também o espetáculo Buenas e M’espalho, projeto no qual divide o palco com Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco. Em 2 de agosto de 2012, a RBS TV transmitiu pela primeira vez o Galpão Crioulo sendo apresentado por Shana Müller e Neto Fagundes. O programa foi gravado durante a Expointer 2012.

Discografia

2004 - Gaúcha

2008 - Buenas e M’espalho

2010 - Brinco de Princesa

2012 - Shana Muller Ao vivo com o Buenas e M’espalho

2014 – Firmando o Passo

2016 - DVD Canto de interior

Curiosidades

Em 1993 Shana Müller foi eleita 1ª Prenda juvenil do Rio Grande do Sul representando o município de Alegrete


Em 2012 Shana Müller participou do Tributo a Mercedes Sosa em Porto Alegre. 

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments