Marcello Caminha

domingo, junho 19, 2016


Marcello Caminha é violonista, intérprete e compositor. Natural de Bagé, iniciou sua carreira como professor de violão aos 13 anos de idade.

Em 1985 começou a participar do Movimento Nativista, obtendo muitas premiações como instrumentista e compositor em vários festivais de música.

Em 1998 gravou o primeiro disco, o CD Estrada do sonho. A partir daí, já conta com 13 CDs gravados, entre eles a coletânea Sucessos de ouro, primeira coletânea de músicas de violão lançada no Rio Grande do Sul e o CD Influência, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2008 em 3 categorias.

Marcello Caminha já tocou em muitos estados brasileiros e também em outros países como Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha e Inglaterra.

Nos seus lançamentos mais recentes, consta o DVD Vídeo Aula Violão Gaúcho primeiro curso de violão em DVD lançado no Rio Grande do Sul, O livro 14 Estudos para Violão Gaúcho e o DVD Influência ao vivo primeiro DVD de violão da Música Nativista. Este ano, está lançando seu 13º CD, Com Violão Também se Dança uma homenagem à obra do violonista gaúcho Antoninho Duarte.

Marcello Caminha mora em Porto Alegre, onde desenvolve o Projeto Violão Gaúcho que consiste em shows, aulas, workshops e palestras motivacionais.



Biografia Completa de Marcello Caminha


1971 (30 de março) - Nasce, em Bagé/RS, Marcello de Macedo Caminha, filho de José Alberto Pereira Caminha e Amália Regina de Macedo Caminha.

1978 - Ingressa na 1ª série do ensino fundamental no Colégio XV de Novembro, em Bagé.

1979 - Matricula-se na Escola de Violão do Prof. Edemar Teixeira, em Bagé.

1980 - Transfere-se para o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

1981 - Ingressa no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), onde segue estudando violão com o mesmo professor.

1984 - Inicia a dar aulas de violão no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

1985 (março) - sobe em um palco pela primeira vez, na Semana Crioula Internacional de Bagé, onde participa do concurso de violão.

1985 (25 de outubro) - participa pela primeira vez de um Festival Nativista (1º Sentinela da Canção - Bagé).
1985 (18 de novembro) - Ganha seu primeiro prêmio de melhor instrumentista (2º Ponche Verde da Canção Gaúcha - Dom Pedrito/RS)

1989 - Ingressa no curso de Medicina Veterinária, na URCAMP, em Bagé.

1990 - Conhece sua esposa Luci Irala Caminha; Cria juntamente com Zulmar Benitez José Armando Carretta e Lucas Esvael, o grupo Pé na Estrada, que, com um repertório de música nativista e latinoamericana, apresenta-se em vários shows na região.

1993 - Atua pela primeira vez em um estúdio de gravação, no LP Filosofia de Andejo, de Luiz Marenco.

1994 - começa a estudar Harmonia e Improvisação com Lucas Esvael.

1994 (julho) - Vence seu primeiro Festival como compositor, com a milonga instrumental "Milonga em preto e branco", no 1º Canto Interuniversitário Riograndense, em Pelotas.

1996 (16 de fevereiro) - Nasce seu filho Marcello de Macedo Caminha Filho.

1996 (27 de julho) - Forma-se em Medicina Veterinária pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha.

1997 - Grava o 1º CD do cantor César Oliveira "Com a alma presa na espora"; Passa a integrar o grupo que acompanha o cantor Victor Hugo.
1998 (01 de julho) - Lança seu 1º CD Estrada do Sonho, cujo lançamento oficial ocorre na Cervejaria Dado Bier, em Porto Alegre.

1999 (janeiro) - Muda-se de Bagé para Faxinal do Soturno/RS.

1999 (julho) - Passa a integrar o grupo do cantor, compositor e instrumentista Luiz Carlos Borges, onde atua por 4 anos.

1999 (novembro) - Lança seu 2º CD As Mais Belas Canções Natalinas, com lançamento oficial na Churrascaria Galpão Crioulo do Parque da Harmonia, em Porto Alegre.

2000 - Lança o CD Clássicos Gaúchos Vol. 1.

2001 - Muda-se de Faxinal do Soturno para Porto Alegre; Recebe o Prêmio Açorianos de Música; Inicia o projeto didático denominado CURSO VIOLÃO GAÚCHO em Porto Alegre

2002 - Apresenta-se em LONDRES, ao lado de Luiz Carlos Borges; Lança o CD Tangos ao violão.

2003 (30 de maio) - passa o integrar o grupo de César Oliveira e Rogério Melo, onde atua por 8 anos; Lança o CD Clássicos Gaúchos vol. 2, cujo lançamento oficial ocorre no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS.

2004 - Lança o CD Hinos Brasileiros ao Violão.
2005 - Apresenta-se na ALEMANHA, ao lado de Renato Borghetti.

2005 - lança o CD Clásssicos Gaúchos vol. 3.

2006 (02 de outubro) - Nasce sua filha Malena Irala Caminha.

2006 - participa do PROJETO CIRCULAR BRASIL DE MÚSICA INSTRUMENTAL apresentando-se em 6 capitais brasileiras, acompanhado dos músicos Felipe Álvares e Marcelo Freitas.

2007 - recebe mais uma vez o Prêmio Açorianos de Música, como melhor instrumentista regional.

2007 (dezembro) - Apresenta-se em PORTUGAL, com o show NATAL GAÚCHO, apresentando-se em Óbidos, cidade próxima a Lisboa.

2008 (15 de outubro) - lança o CD INFLUÊNCIA, seu primeiro disco independente.

2009 - recebe o Prêmio Açorianos de Música, como melhor compositor, melhor instrumentista e melhor projeto gráfico, pelo CD Influência; Lança o CD coletânea SUCESSOS DE OURO, com lançamento oficial no Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre.

2010 (19 de outubro) - lança o DVD VIDEO AULA VIOLÃO GAÚCHO - Os ritmos musicais gaúchos tocados no violão.
2011 - assina contrato com a Gravadora ACIT;  lança o CD NATAL EM CORDAS, disco autoral mesclado a canções natalinas clássicas; Após 8 anos de trabalho, despede-se da atividade ao lado da dupla CÉSAR OLIVEIRA & ROGÉRIO MELO.

2012 - Passa a se dedicar exclusivamente à carreira-solo; É indicado ao PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA; Participa do projeto A VIAGEM DO VIOLÃO GAÚCHO, realizado pelo Ministério da Cultura.

2013 - Apresenta-se em PORTUGAL, representando o Rio Grande do Sul no ANO BRASIL EM PORTUGAL; Lança seu décimo primeiro CD, IMAGENS, o primeiro DISCO CANTADO de sua carreira. Publica seu primeiro livro 14 ESTUDOS PARA VIOLAO GAUCHO.


2015 - Lança o CD/DVD INFLUENCIA, patrocinado pelo Ministério da Cultura. Apresenta-se em BUENOS AIRES, juntamente com Bebeto Alves, no projeto “Mandando lenha“.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments