Os Bertussi

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Memorial em homenagem aos Irmãos Bertussi (Adelar e Honeyde) localizado no distrito da Criúva, interior de Caxias do Sul - RS

Os Irmãos Bertussi marcaram época na musica brasileira partir de 1955, porém a saga desta família italiana atravessa todo o século XX na musica do Rio Grande do Sul iniciando-se com a chegada de João Bertussi Filho (pai de Fioravante Bertussi) na leva de imigrantes do fim do século XIX.

Estabelecidos na região serrana, Os Bertussi difundiram instrumentos musicais (especificamente a gaita) através do seu entreposto comercial. Criaram uma escola musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isso os diferenciou na musica regional.

Fioravante era um clarinetista estudioso e tornou-se regente de uma das primeiras bandas serranas. Os filhos estudaram teoria musical e colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros regionais diretamente da s fontes. Alias não só viviam essa realidade cotidiana como logo eles próprios tornariam –se fontes.

Talvez a cultura gaúcha nem possa dimensionar ainda a influencia e a real importância dos Bertussi, mas eles representam a ascendência italiana na sociedade gaúcha no século XX e todos os seus significados. Veremos que um dos temas mais recorrentes é sobre a índole musical gaúcha que diz predominantemente de temas tristes, sombrios e carregados.

Em contraponto a este embate, Os Bertussi infundem uma escola musical de baile, com música apropriada para a dança e a alegria características do povo italiano. Somando a isto, ainda há que se frisar o aspecto importante do espírito inovador destes músicos.

A primeira grande revolução que causaram foi a de utilizar dois acordeons ao invés da costumeira dupla de violão/acordeon. Isto só foi possível, porque Adelar e Honeyde eram exímios instrumentistas e escreviam as partituras e arranjando os temas de modo que os instrumentos se completassem.

Era como um só acordeon tocado a quatro mãos. Anos depois, já no inicio dos anos 50, incorporaram a bateria ao baile gaúcho. Bateria era, um instrumento utilizado pelos jazzistas e havia entrado no Rio Grande do Sul a partir de 1924 como gênero praticado pelos negros americanos.

Os Bertussi sabiam o que queriam. Na época não existiam equipamentos de som (microfones, amplificadores e caixas de som são coisas dos anos 60). Precisavam de volume, de potência sonora para os bailes cada vez maiores.

Assim é que Os Bertussi estiveram na linha de frente da musica ao gravar alguns temas eruditos em acordeon para o mercado nacional e ao revolucionar a execução musical dentro do nosso estado.

Esta saga vitoriosa cruza todo o século XX. O conjunto Os Bertussi liderado agora por Gilney, filho de Adelar, continua a gravar discos e animar bailes com o estilo inconfundível. Não é a toa que eles se referem constantemente a Música Bertussi Com toda a razão eles criaram escola.

Escola esta que é referência pra todos os conjuntos gaúchos que animam baile e gravam as belas musicas dos Bertussi, pois em qualquer baile tradicionalista a musica esta presente no mais autêntico ritmo.


1920- Fioravante Bertussi Cria banda e compôs sua primeira música a valsa Juvelina...

1949- Surge a dupla Irmãos Bertussi Honeyde e Adelar;

1965- A música Bertussi conta coma a participação de Daltro Bertussi

1980- Adelar e Gilney, os Bertussi Pai e Filho.

1998- Gilney Bertussi, Os Bertussi.


Nova Geração

Nova formação do grupo Os Bertussi


E seguindo a trajetória da Musical da Família Bertussi, Gilney prossegue a jornada com o grupo “OS BERTUSSI- Nova Geração”, que mantém viva a tradição ,animando muitos bailes pela região sul do país e além-fronteiras.


O estilo fandangueiro das duas gaitas permanecem até hoje, que é a marca inconfundível da música Bertussi.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments