Programa Galpão Crioulo

terça-feira, outubro 13, 2015


O Galpão Crioulo é um programa de televisão exibido pela RBS TV (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina) desde 1982. Foi apresentado inicialmente por Nico Fagundes, e atualmente é apresentado por Neto Fagundes e Shana Müller. O programa apresenta aspectos da cultura gaúcha, mas sobretudo a música regional do Rio Grande do Sul. Mais de 3000 cantores e grupos musicais de expressão do estado já passaram pelo programa, entre eles Teixeirinha, César Passarinho, Gaúcho da Fronteira, Gildo de Freitas, Kleiton & Kledir, Os Serranos, bem como artistas da chamada Tchê Music como Tchê Guri, Tche Garotos, entre outros.


Logotipo do programa Galpão Crioulo da RBS TV.

História

O programa foi ao ar pela primeira vez em 1982, nas manhãs de domingo, das 9h às 11h. Com o passar dos anos, várias mudanças foram acontecendo na grade da Rede Globo, e o programa foi movido para as tardes de sábado, e posteriormente para as manhãs de domingo, às 6h30. Desde a sua criação, o programa era apresentado por Nico Fagundes. Em 2000, o programa foi brevemente apresentado pelo sobrinho de Nico, Neto Fagundes, após ele ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ainda no mesmo ano, ambos passaram a apresentar juntos o programa.


Durante as comemorações de 30 anos do programa, o Galpão Crioulo teve uma edição especial gravada durante a Festa Nacional do Chimarrão na cidade de Venâncio Aires, dividas entre três partes exibidas nos dias 13, 20 e 27 de maio de 2012. Estas edições foram as últimas sob a apresentação de Nico Fagundes, que após 30 anos deixava a apresentação do programa para Neto Fagundes.

                                               

Em 2 de agosto de 2012, durante a Expointer, Neto Fagundes passou a apresentar o Galpão Crioulo ao lado de Shana Müller, primeira mulher a apresentar o programa.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments