História do Internacional

segunda-feira, junho 24, 2013


Um trio de irmãos de origem niteroiense foi o responsável pela fundação do Sport Club Internacional. Eles eram Henrique Poppe Leão, Luiz Madeira Poppe e José Poppe. No ano de 1901, os três transferiram-se de São Paulo para a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Naquela época, encontraram inúmeras dificuldades para achar um clube que praticasse o futebol de maneira democrática. Times do futebol gaúcho como o Grêmio e o Fussball eram fechados somente para pessoas que tivessem ascendência germânica.

O ano de 1909 foi de profunda importância na história do Internacional. O trio Poppe reuniu-se com um grupo de comerciantes e estudantes da cidade de Porto Alegre com o objetivo de criar uma nova agremiação futebolística. Assim, no dia quatro de abril daquele ano, em uma residência localizada na Avenida Redenção, foi fundado o Sport Club Internacional.

A origem do nome Internacional é explicada da seguinte forma: naquela época, existiam muitos clubes com identificação em alguma nacionalidade, como no caso do Palestra Itália e do Vasco da Gama (Portugueses). Assim, com o intuito de criar um clube em que todos poderiam jogar independente de etnia, classe social ou país de origem, o time gaúcho foi batizado como Internacional.

O primeiro título importante do Internacional veio no ano de 1913, quando a recentemente formada equipe gaúcha foi campeã invicta do Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. Nos anos 20, o Internacional conquistou o seu primeiro título do torneio do Estado (1927). Em 1934 o clube ganhou seu 2º título estadual.

A partir deste momento, houve uma mudança. Os atletas da equipe começam a ser remunerados pelos jogos. O Internacional deixa de ser um time composto por familiares para se tornar uma equipe que reunia jogadores de ligas da periferia do Estado, sem nenhum tipo de discriminação. Negros, pessoas humildes e muito pobres começam a fazer parte da equipe e, com isso, tem início uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro: o Internacional contra o Grêmio, dois gigantes de Porto Alegre.

Nos anos 40, foi formado um time que ganhou o apelido de rolo compressor. Entre os anos de 1940 a 1945, o Internacional foi campeão estadual por seis vezes, três delas de forma invicta. Em 1974 o clube alcança uma marca histórica. Foi campeão estadual apresentando uma campanha de 18 vitórias nas 18 partidas que disputou.

A partir da década de 80, o clube começa a ganhar poucos títulos e passa por um período de crises, cenário que continua da mesma forma durante os anos 90. Porém, o século XXI foi de grandes glórias para o Internacional. O time conquistou por quatro vezes o Campeonato Gaúcho, de 2002 a 2005. Além disso, foi campeão da Copa Libertadores da América em 2006, em cima do São Paulo Futebol Clube.

Naquele mesmo ano, o Internacional coloca seu nome na posição mais alta do futebol mundial ao conquistar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, vencendo o poderoso Barcelona pelo placar de 1 a 0. Em 2010, o Inter ganha novamente a Libertadores, tornando-se bicampeão do torneio.

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments