Grenal: Duas Paixões que Dividem um Estado

terça-feira, novembro 29, 2011


No Rio Grande do Sul tem o churrasco, o chimarrão, dança e música que une o povo gaúcho, mas existe uma coisa, ou melhor, duas que dividem o estado que são o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional, os principais clubes de futebol do sul do Brasil, fazendo grandes amigos  tornarem-se rivais (de modo sadio) por 90 minutos de partida.

Ambas as torcidas tem o que se orgulhar quando o assunto é Grenal, para o Grêmio por ter vencido o primeiro Grenal por 10 a 0; por a origem do nome do Grenal (GRE=Grêmio e NAL =Internacional) e para o Inter, por ser o maior vencedor de Grenais como 145 vitórias do Inter contra 123 vitórias do Grêmio e 120 empates em 388 jogos.

Para muitos o Grenal é o maior clássico do Brasil e também até do mundo com rivalidade igual ou maior do que Brasil e Argentina ou Barcelona e Real Madrid, por isso que um Grenal é um campeonato a parte, mais importante do que uma final de Copa do Mundo, de Liga dos Campeões da Europa ou Libertadores da América; isso para gremistas e colorados espalhados pelos quatro cantos do Brasil e do mundo.

Outro aspecto que apimenta ainda mais a rivalidade é quem tem a maior torcida, sendo em algumas pesquisas indiquem que o Grêmio tem um pouco mais de torcedores, fato que não tem certeza comprovada, porém na prática as torcidas são iguais em número de torcedores.

O que mais deixa feliz um torcedor da dupla Grenal do que uma vitória de seu time é a derrota do rival principalmente se for uma decisão de título ou principalmente se for um Grenal.

Bem, é uma discussão que não tem fim, o que importa é ter uma rivalidade sadia, sem violência, pois ambas as equipes são orgulhos para todos os gaúchos e gaúchas de todas as querências.

           

                                               Mateus Silva da Rosa

                        Acadêmico da 2ª fase de Jornalismo do Centro Universitário Facvest

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments