Tchê Garotos

sábado, novembro 05, 2011

Tchê Garotos de bota e bombacha

Iniciada em 1995, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a banda Tchê Garotos é uma das pioneiras do estilo novo de tocar Vaneirão ou “Vanera” com muita percussão e swing, estilo esse que rompeu as fronteiras do sul do Brasil e influenciou o atual sertanejo universitário, que grandes artistas como Michel Teló, Gustavo Lima, Luan Santana, Bruno e Marrone, Jorge e Mateus entre outros, gravam e incluem em seu repertório de shows.

O grupo foi acusado de desvalorizar a tradição gaúcha nos inicio dos anos 2000. Contudo, não foi motivo suficiente para que desanimassem. Pelo contrário, resistiram às provocações e assumiram, ainda com mais força, o estilo popular. Enquanto isso, o público aplaudia. Como assim? Pois é, o improvável aconteceu quanto mais eles eram vetados, mais a juventude gostava por ser um estilo diferente, bem humorado e com muita energia e, logo, começaram a seguir o grupo.

A mudança foi um choque para a sociedade e para o grupo, que foi censurado e proibido de tocar no CTGs (Centro de Tradição Gaúcha) e de usar a Pilcha (bota, bombacha e guaiaca).

Não satisfeitos, os meninos decidiram fazer algo ainda mais ousado: deixaram o tchê music e consolidou o Tchê Garotos também como banda sertaneja.

Em 2015, o Tchê Garotos voltou usar a picha (bota, bombacha e guaiaca) nas apresentações em bailes de CTG e em Rodeios Crioulos. Agora o grupo tem dois trabalhos: o nacional, em que a banda mistura os ritmos brasileiros com a música gaúcha. E também o tradicionalista voltando às origens animando fandangos em rodeios e CTGs. Desde aa volta do uso da pilcha, o grupo já tocou em vários rodeios e CTGs, entre eles, o maior rodeio tradicionalista do mundo: O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria nesse ano de 2016.

Conheça melhor o Tchê Garotos

Encontro entre elementos da música regional gaúcha e o sertanejo tradicional, o som do Tchê Garotos faz sucesso nos mais diversos estados do Brasil. O reconhecimento é resultado da mistura de influências, do bom humor e romantismo que já viraram marca do grupo.

Atualmente formada por Sagüi, Markynhos Ulyian, Léo Bruni, Cris, Edinho, Gyl, Viny Leyte e Wellington, a tradicional banda gaúcha Tchê Garotos conquistou o respeito e admiração de milhares de fãs, músicos e muitos jornalistas, não apenas pelo seu talento que é inegável, mas pelos tabus quebrados e números conquistados.

Tchê Garotos acumula em sua carreira 17 CDs e 3 DVDs gravados, 1 Biografia, mais de um milhão de discos vendidos, cinco discos de ouro, um DVD de ouro.

Hoje, o grupo Tchê Garotos é referência no mercado musical, pois foi o primeiro grupo gaúcho que quebrou paradigmas e conquistou o horário nobre da TV, emplacando três músicas consecutivas nas tramas globais. Quem não se lembra de Cachorro Perigoso, tema do malicioso Darkson (José Loreto) em Avenida Brasil, que chegou a ser o hit mais executado na trama? Em seguida veio Fazendo Coisa Boa em Salve Jorge, O Meu Amor Me Fez Feliz em Malhação. Além disso, Tchê Garotos é figurinha carimbada nos principais programas de TV de todo o Brasil. Recentemente outra música do grupo Ninguém Segura Essa Mulher fez parte da novela das 7, I Love Paraisópolis.

Depois de dois DVDs gravados ao ar livre, com público estimado de mais de 30 mil pessoas cada show: Tchê Garotos ao vivo e bem vivo (2005) gravado em Gravataí-RS e Tchê Garotos do Brasil (2008) gravado em São Leopoldo-RS, a banda lançou o CD/DVD intitulado “Tchê Garotos ao Vivo em Curitiba” (2014) , gravado na cidade de Curitiba desta vez em local fechado ,pois o grupo quis fazer um trabalho mais intimista, mostrando a cara da banda nas baladas e nos palcos de casa de shows.

No total de 3 DVDs e mais de 200 mil cópias vendidas.

Atualmente a banda está em estúdio gravando o CD de número 18 da carreira, que a gravadora Som Livre irá lançar em breve. Um repertório bem eclético, com músicas de festa, românticas e também resgatando o estilo dançante e “baileiro” o qual a banda ficou muito conhecida nos anos 2000. Um CD para colocar no som e não tirar mais.

O Tchê Garotos além de uma banda muito conhecida no Brasil todo, é uma marca muito forte no mercado de shows, fazendo uma média de 170 shows por ano, tocando nas principais festas do Brasil e até fora (com apresentações nos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai) , viajando milhares de quilômetros e acumulando recordes de publico por onde passa. De sul a norte e de leste a oeste o Tchê Garotos leva a alegria e sua música cheia de energia fazendo de seu show um momento de muita descontração pra quem vai assistir.


APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments