Gaita-ponto

domingo, outubro 31, 2010


A gaita-ponto é um instrumento musical similar ao acordeon que possui botões no lugar de teclas, sendo por esta razão também conhecida como gaita de botão, gaita botoneira, oito baixos, oito soco, diatônica, voz trocada, duas conversas, duas hilheiras, etc.

É um instrumento de difícil execução e ameaçado de extinção pela falta de artistas que o utilizem. A sua característica maior é a de possuir um sistema de afinação diferenciado no qual, quando se abre e fecha o fole (o fole assopra as palhetas), desfruta-se de notas diferentes, tal qual na gaita-de-boca. Um único botão dá a mesma nota ao abrir e fechar o fole. Esse botão às vezes é marcado com um ponto preto, e por isso a denominação gaita-ponto. O fato de ser diatônico significa que ela oferece somente duas escalas tonais (ex.: dó maior e sol maior, semelhante à gaita-de-boca). Os tipos e marcas mais comuns no Brasil são Todeschini (24 baixos) e Universal (40 baixos).

O gaúcho Renato Borghetti, o Borghettinho, é considerado um mestre do instrumento e conhecido por expandir a cultura do sul do Brasil através do uso da gaita-ponto, misturando a música tradicional gaúcha com o jazz.

A gaita-ponto rendeu a grandes instrumentistas como Reduzino Malaquias, Tio Bilia e Sadi Cardoso o reconhecimento musical que ainda é inspiração de muitos gaiteiros. Sadi Cardoso foi o autor da música "Minuano", utilizada na trilha da minissérie "O Tempo e o Vento" e foi professor de muitos gaiteiros como Chico Brasil, Fofa, Jacson Moraes e Orlandinho Rocha que por vários anos tocou sua gaita ponto no Grupo Os Mirins e hoje segue trilhando os mesmos passos de seu professor ensinando novos gaiteiros.

O instrumentista Edilberto Bérgamo é considerado um revolucionário no modo de tocar esse instrumento. O gaiteiro Chico Brasil é exímio no modo de tocar fandango no sul do Brasil e peculiar pela sua grande técnica do jogo-de-fole. O também gaiteiro Gilberto Monteiro é famoso por suas composições com gaita-ponto de Oito baixos, sendo a mais conhecida delas "Milonga para as Missões". Também no rock esse instrumento é utilizado, que é o caso das bandas gaúchas Blanched e Lugh. Sem esquecer um dos maiores gaiteiros missioneiros de São Borja chamado Dedé Cunha, professor de Gabriel Ortaça.

O tipo de gaita mais aconselhável para principiantes é a de oito baixos


APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments