quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tchê Music

Tchê music ou chê music é uma variação da música gaúcha tradicional, que incorpora desde elementos de música baiana, do choro, do pagode, do samba, do baião, aos ritmos musicais mais comuns do Rio Grande do Sul, como o chamamé, vaneira e xote e principalmente do Maxixe.




Este estilo musical é considerado moderno para os cultores da tradição gaúcha. Na Tchê Music foram incorporados equipamentos de som que modernizariam a música campeira, como percussão, bateria, guitarra elétrica e DJs.



A Tchê Music é representada pelo grupos musicais Expresso Tchê, percussor da tchê music, seguido por Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Tchê Guri, Garotos de Ouro e Tchê Chaleira, grupo que atualmente está ganhando fama no Rio Grande do Sul desde 2005. Tchê Barbaridade surgiu no final dos anos 80, Tchê Guri no início dos anos 90 e Tchê Garotos foi lançado em 1995.



O público apreciador do gênero Tchê Music é formado, na maioria, por jovens de 16 anos até 30 anos. No começo da "era tchê", as bandas que tocavam esse estilo ainda chamavam suas apresentações de bailes, mas com o passar do tempo as apresentações tronaram-se show, e o público que freqüenta os shows é muito grande.



Em meados de 2006, os integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) proibiram os músicos de Tchê Music de se apresentarem em CTG's pelos mesmos terem tirado a pilcha (bota, bombacha, guaiaca) ou a usarem estilizada e por não consider o tchê music como legítima música gaúcha. Eles consideram os grupos de Tchê Music (destaques para Tchê Garotos, Tchê Barbaridade) estão alterando o ritmo da música gaúcha, e sua vestimenta tradicional. Nas suas apresentações é comum notar a mescla de ritmos como o axé, a lambada, o frevo e até mesmo o rock. Para o MTG, a principal preocupação é a desvalorização da tradição, que deveria estar acima dos valores financeiros, ou ela perderá sua finalidade. Os tradicionalistas criticam também as letras do Tchê Music e sua dança, que possui influências do Maxixe.



Com essa briga e a proibição, os componentes do Tchê Music acabaram se unindo e formando o Movimento Tchê Brasil (MTB), como uma forma de defesa do Tchê Music, e criando lugares específicos para esse estilo, assim como os CTGs estão para a música gaúcha campeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua participação. Seu comentário será publicado em breve. Caso desejar comentar usando o Facebook, siga nossa página na rede!