Os Serranos

quarta-feira, setembro 15, 2010

Os Serranos é um Conjunto musical gaúcho, fundado em 1968, em Bom Jesus, na serra do Rio Grande do Sul.

No início, uma dupla de acordeonistas - Edson Becker Dutra e Frutuoso Luis de Araújo, ambos nascidos em Bom Jesus.

Atual formação do grupo Os Serranos


A dupla gravou seu primeiro disco - um compacto duplo - em 1969 - na gravadora Copacabana, tendo como padrinho e apoiador, Honeyde Bertussi.  Este, já artista famoso à época, escreveu uma carta de recomendação àquela gravadora e OS SERRANOS se foram para São Paulo e... gravaram!!! 

Para a época, uma façanha!

Os destaques deste primeiro disco foram: Minha Querência (xote em homenagem a Bom Jesus) e a valsa Suspiro de uma saudade, de autoria deles.

Três anos mais tarde, voltaram a São Paulo e, pela gravadora Califórnia, gravaram o primeiro LP - Nostalgia Gaúcha -  já fazendo sucesso com Terol do Tio Domingos e a milonga Chimarreando.

Nos anos seguintes estiveram contratados pela gravadora Chantecler, com a qual lançaram nove LPs, todos com grande destaque em vendas. Mais tarde, assinaram contrato com outras gravadoras igualmente importantes: RGE, Som Livre, ACIT e Galpão Crioulo Discos.

Os Serranos fazem shows e bailes por muitos lugares Brasil e também se apresentam em cidades de países do Mercosul. Igualmente, atuam em feiras, clubes e CTG's.
Tem 28 discos inéditos, sendo um dos conjuntos que mais vende discos no seu gênero, no país.

Foi o pioneiro na realização de um CD voltado para o Mercosul, no caso, Mercosul de Canções.

Foram feitas gravações conjuntas com importantes artistas do Uruguai, Argentina e Paraguai.

Tem Três discos de ouro. "Isto é... Os Serranos", "Bandeira dos Fortes" e "Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos".

Em 2009 foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de música de raízes Brasileiras - Regional -, pelo CD Os Serranos - 40 anos - Sempre Gaúchos!
Tem 2 DVDs gravados, Os Serranos ao Vivo na Expointer e Os Serranos 40 anos - Sempre Gaúchos!

Em 2013 foi indicado novamente ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum de música de raízes Brasileiras - Regional - pelo CD Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos Vol. 3.

Os Serranos é um conjunto musical que preserva o passado; por sua movimentada agenda, vive intensamente o presente e se projeta firmemente para o futuro.

É um Grupo atualizado, moderno e sensível às inevitáveis mudanças mas que mantém firme a consciência sobre a preservação de nossos valores.

Um conjunto que se orgulha de ser e permanecer gaúcho!

APROCHEGUE E CONFIRA

0 comments